Quando chega a hora de comprar um apartamento novo, um elemento que você não pode deixar de considerar é o tamanho do imóvel. Esse fator tem impacto direto no cotidiano e deve atender as necessidades e o estilo de vida dos moradores.
Mas você sabe como avaliar esse aspecto? Sabe se está na hora de trocar seu imóvel por um apartamento maior?
Nesse artigo, você vai ver os principais sinais de que uma casa já não tem mais espaço suficiente para toda a família. Leia e veja se é o seu caso!
Três situações que demonstram a necessidade de um apartamento maior para sua família
1. Você pensa em ter mais filhos ou o seu já está crescendo
Um sinal básico de que você precisa morar em um apartamento maior tem a ver, naturalmente, com o número de moradores. Então, se você tem filhos ou pretende ter em um futuro próximo, com certeza precisará de um espaço maior.
Morar sozinho ou apenas em casal é bem diferente do que em família. E, se a ideia é fazer a família crescer, lembre-se de que você precisará de um espaço adequado e confortável para o bem-estar de todos.
Até mesmo para quem já tem filhos, quando eles começam a crescer, logo nota-se a necessidade de mais espaço. Crianças maiores ou adolescentes começam a ficar mais independentes e buscam por privacidade.
Assim, você verá que quartos individuais, tamanho adequado do guarda-roupa e quantidade suficiente de banheiro, por exemplo, farão diferença no dia a dia.
2. Você não tem espaço para receber e hospedar amigos
Você tem notado que não consegue mais receber amigos ou familiares sem passar por aquele constrangimento de não caberem todos à mesa? Ou seu hóspede precisa dormir na sala por falta de um quarto? Sinal de que você precisa de mais espaço em casa.
Se sua família gosta de receber convidados para o jantar ou se familiares visitam com frequência, você quer dar o máximo de conforto a eles, não é mesmo?
Contudo, sua sala de estar ou sua cozinha podem não estar mais comportando todo mundo. Outros sinais aparecem quando falta uma cadeira para alguém, a mesa de jantar está pequena demais ou sempre falta um lugarzinho no sofá.
E, ainda, se sua casa atual está apertada demais para móveis maiores, então não há dúvidas de que seu imóvel não está mais atendendo suas necessidades.
3. Suas coisas (e até você) já não cabem mais na sua casa
Ao longo do tempo, é normal acumularmos muitas coisas, como:
- Roupas;
- Livros;
- Utensílios domésticos;
- Brinquedos dos filhos.
Contudo, se nem um limpeza nos materiais é suficiente para você arranjar espaço para as coisas realmente necessárias, então é sinal de que a situação está crítica.
Além do incômodo que isso gera, a falta de organização afeta nosso bem-estar e faz com que a gente perca tempo procurando objetos importantes, interferindo na qualidade de vida.
Muitas vezes, além dos objetos, os próprios moradores já quase não cabem mais na casa. Sabe aquela situação em que uma pessoa precisa sair da área de serviço para que a outra possa usar o local? Ou quando alguém precisa desligar a televisão porque um dos moradores precisa trabalhar e não tem um escritório em casa?
Tudo isso revela que seu imóvel atual não é mais capaz de oferecer o que você precisa. Viver com conforto é uma questão de saúde e bem-estar. Por isso, é fundamental que o apartamento tenha um tamanho adequado ao seu estilo de vida.
Se você identificou algum desses sinais e quer trocar de apartamento, uma dica é recorrer a um corretor de imóveis para saber melhor sobre metragem, quantidade de suítes, vagas na garagem e outras informações.
E, para não errar na escolha do apartamento maior, continue acompanhando nosso blog. Lá tem dicas importantes para você!