No projeto de uma residência, é planejada também a arquitetura interna, considerando tipos de decorações e estilos arquitetônicos. Nesta etapa, o posicionamento do proprietário é muito importante, pois deve apresentar os seus gostos e preferências, para que estes sejam priorizados pelo arquiteto que, por sua vez, deve adaptar o estilo definido a realidade da estrutura.
E você? Já parou para pensar em qual tipo de arquitetura de interiores vai querer na sua casa? Nós preparamos uma lista com cinco dos principais estilos para te ajudar, confira:
Minimalista
Se você deseja ter um estilo de vida menos consumista e mais funcional, este tipo de arquitetura interior é o ideal. O minimalismo é caracterizado pelo ambiente clean, ou seja, com cores leves e poucos móveis, pois o foco é a funcionalidade.
Nos móveis são utilizados principalmente materiais de inox, madeira e alumínio, lembrando sempre de que “menos é mais”.
As cores claras são utilizadas para favorecerem a iluminação natural e darem a sensação de amplitude ao local.
Retrô
O estilo retrô, como o nome indica, leva para a residência uma releitura do passado. Por isso, são utilizados peças e móveis com a tecnologia atual, mas com aparência e características antigas. Este tipo de arquitetura interior, geralmente, é combinado com outro estilo.
No retrô, são exploradas as cores neutras e vibrantes.
Industrial
A partir de 1950, esse estilo começou a aparecer em Nova York, quando galpões foram utilizados como residência.
Neste tipo de arquitetura, são predominantes as cores quentes e móveis que passam a sensação de aconchego.
Outra característica do estilo industrial, é a exibição de encanamentos, tubos, tijolos e concreto na decoração. Madeira de demolição, peças metálicas e luminárias industriais também são bastante utilizadas.
Vintage
Neste estilo, são valorizadas peças originais e antigas que marcaram época pela sua qualidade, estilo ou simplesmente pela boa memória que traz para o proprietário. Os móveis utilizados no Vintage podem ser encontrados em brechós.
As cores utilizadas são as que agradem o dono do imóvel, podendo variar entre suaves e vibrantes.
Contemporânea
Como o próprio nome indica, é o tipo de arquitetura que acompanha o seu tempo, é atual.
Os móveis e outros elementos utilizados são neutros, espaçosos e contém formas geométricas.
As cores ou papéis de paredes também devem ser neutras e deixarão o contraste para alguns itens da decoração, como persianas, tapetes e almofadas.
Agora que você conheceu alguns dos principais tipos de arquitetura de interiores, que tal escolher a que vai utilizar em sua casa ou apartamento? Caso ainda esteja na dúvida, pesquise e conheça outros estilos antes de tomar sua decisão.