O mercado de construção civil está em constante mudança, o que sua construtora tem feito para acompanhá-las? Preparamos um blog com as 5 tendências do setor, para que sua construtora fique preparada para esse ano. É preciso que se considere o que ocorreu no ano de 2020 para se preparar para as tendências em 2021. Como em 2020, o ritmo das obras se reduziu em virtude das medidas de segurança para enfrentar a pandemia, é preciso que você fique atento nas formas de acelerar esse processo agora.
1. Como reduzir o tempo e agilizar resultados?
Uma grande preocupação para as construtoras é como entregar o projeto de forma rápida, uma ótima alternativa, nesses casos, é investir na inovação.
A tecnologia de impressão 3D vem chamando muita atenção no setor da construção civil, isso se deve ao fato de que ela ajuda a aumentar a velocidade de produção ao mesmo tempo que reduz custos, sem deixar de ser sustentável, pois evita o desperdício de materiais. Sua utilidade é notada desde a fabricação da maquete da obra.
Essa tecnologia já vem sendo aplicada em construções modulares, assim como em impressão de peças de concreto. As pavimentadoras de concreto usam a tecnologia 3D para eliminar etapas desse processo, não necessitando de mais mão de obra. As mais atuais conseguem monitorar o processo de cura, além de fazer o controle da qualidade da textura do pavimento.
É ou não é uma mão na roda? Essa tecnologia pode ser de grande utilidade para facilitar a entrega de seus projetos, além de permitir a construção de peças com o acabamento mais fino.
![](https://www.estilofontana.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/04/Para-que-usar-realidade-virtual-na-construção-civil.jpg)
2. Para que usar realidade virtual na construção civil?
Um dos desafios que se enfrenta desde a hora da idealização do projeto até sua realização, é fazer que o cliente se sinta a par de todos os processos. A realidade virtual pode contribuir para proporcionar uma maior interatividade entre o projeto e seu cliente.
Assim, com uma solução simples sua construtora estará mais equipada para captar mais clientes, ao fazer com que se sintam dentro das construções e possam interagir com elas. Essa interação ajuda, também, na confiança, visto que ela aumenta na medida em que o cliente entende onde precisa ser investido.
Além disso, com a realidade virtual é possível verificar todos os ambientes e estruturas do projeto, trazendo maior facilidade em situações, como: simulações de mudanças no projeto reduzindo os riscos e permitindo que os clientes se sintam mais seguros na hora de tomar decisões.
3. Fique de olho na sustentabilidade.
A sustentabilidade é, ou deveria ser, uma das principais preocupações quando se pretende realizar um projeto. Afinal, serão utilizados inúmeros tipos de materiais que causarão algum impacto no meio ambiente a longo prazo. Por isso, o foco se concentra na redução desses impactos.
Para isso, você deve pensar em utilizar formas plásticas para as estruturas no local de construção. As formas plásticas, que podem substituir as formas de madeira, são usadas para construir pilares, vigas e baldrames. Seu material não necessita de mão de obra qualificada, pois é de fácil manuseio, assim acelera o processo de montagem. E o mais importante: contribui para o meio ambiente por poder ser reutilizada em várias obras diferentes.
Quando se fala em sustentabilidade, a primeira coisa que nos vem à cabeça é água. Dessa forma, não podemos deixar de falar do desperdício de água no canteiro de obras, reduzir o uso da água ainda pode causar um impacto de 30 a 40% a menos no orçamento do projeto. Por isso, também deve-se considerar o sistema de captação de água da chuva, um sistema adequado evita que a água da chuva escoa para as ruas. Para evitar esse desperdício, você pode instalar calhas e reservatórios.
Outra opção para reduzir impactos ambientais é a utilização de softwares mais avançados que são integrados ao BIM (Building Information Modeling) – que também é uma das tendências para 2021. Os softwares ajudam na identificação de pontos críticos de energia fazendo com que se possa pensar em práticas que diminuam esse consumo.
Entre as práticas que diminuem o consumo de energia, temos: painéis solares, o uso de isolantes térmicos adequados, luzes com sensores de presença e telhados verdes.
4. Pré-moldados.
Talvez você nunca tenha imaginado que seria possível relembrar a infância enquanto trabalha. A utilização de pré-moldados, que se assemelha à mecânica de legos, apesar de já ter sido aplicada na construção civil, está se tornando uma tendência agora.
Isso porque são peças que já vem prontas e possibilitam maior facilidade e otimização dos processos na hora montagem. Se o seu caso é a construção de um edifício alto, seus benefícios são ainda melhores. As peças de estrutura pré-moldadas auxiliam na logística e na rapidez. Isso explica-se pela possibilidade de usar vãos maiores com peças mais leves.
Se você ainda não se convenceu com esses motivos, não tem problema, as peças pré-fabricadas ainda oferecem mais vantagens, como: capacidade de serem mais resistentes e ter durabilidade maior. Elas destacam-se também pela sua precisão dimensional. É interessante destacar que a chuva não interfere nas montagens, tudo isso colabora para reduzir o tempo de construção e organização do canteiro de obras.
![](https://www.estilofontana.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/04/Building-Information-Modeling-BIM.jpg)
5. Building Information Modeling (BIM)
Se você deseja que sua construtora se destaque no mercado e se torne mais competitiva, é bom ficar atento a essa tendência. O BIM é um sistema que reúne informações sobre a obra, como: localização de dutos, dimensões, tubulações e canos.
Essa central de dados é uma oportunidade de integração entre todos os profissionais da obra, como engenheiros, arquitetos, e os responsáveis pela gestão e compra de materiais. Essa comunicação entre todos os envolvidos é que vai gerar mais agilidade na tomada de decisões.
Isso porque, através de um software, é possível editar simultaneamente e acompanhar a obra em tempo real. As informações compartilhadas também determinam qual o tipo e quantidade de um determinado material devem ser comprados.
Você não pode deixar de planejar a sua obra seguindo esse sistema.
O ano pode oferecer desafios, mas agora você já sabe quais as ferramentas necessárias para enfrentá-los. Seguindo todos os passos você terá a produtividade da sua construtora aumentada, sem perder a qualidade do trabalho. Sempre é possível otimizar processos se aliando à tecnologia.