Quando olhamos para o nosso passado, fica muito claro o papel fundamental que a tecnologia tem no nosso dia a dia. A tecnologia já está presente em quase todos – senão todos – os setores da economia: da manufatura à educação, da saúde à agricultura, do transporte ao entretenimento e também no mercado imobiliário.
São muitos os avanços tecnológicos que nos permitem criar e executar de forma mais rápida e eficiente, além de, claro, facilitar o dia a dia das pessoas. Assim, começamos a ver um aumento significativo no número de empreendimentos inteligentes.
Empreendimentos inteligentes são aqueles que usam a tecnologia e conectividade digital para oferecer soluções automatizadas em seus projetos imobiliários, otimizando a vida daqueles que convivem em seus espaços comuns.
Mas, quais são as verdadeiras vantagens destes empreendimentos inteligentes? Quais os principais desafios e o que isso significa para o futuro? Continue lendo para descobrir!
Tempo de leitura: 7 minutos
Mas afinal, o que faz de um empreendimento inteligente, tecnológico?
Os empreendimentos inteligentes são aqueles que utilizam tecnologia e conectividade digital para melhorar e otimizar processos básicos do dia a dia. Tecnologias como a Internet das Coisas – IoT, por exemplo, e outras ferramentas digitais.
Estas tecnologias parecem distantes demais ao lermos, mas a grande maioria delas está aplicada no que chamamos de automatizações – quando um processo que antes era realizado de forma totalmente manual, passa a ser realizado de forma operacional por meio de tecnologia, com pouca ou nenhuma interferência humana.
Acredite, as automatizações estão aplicadas em funções básicas do nosso dia a dia e já nem percebemos. Mais abaixo, citaremos alguns exemplos de automatizações que utilizam estas tecnologias.
O que são Empreendimentos Inteligentes?
Os empreendimentos inteligentes são aqueles baseados na automatização, que como já dito anteriormente, utilizam de tecnologia e conectividade para ajudar a simplificar processos e otimizar o tempo dos moradores.
A automatização basicamente é utilizar as máquinas ao nosso favor para agilizar e aprimorar a rotina do condomínio. Algumas práticas comuns de automatização em condomínios são as seguintes:
✔ Câmera de segurança eletrônica
✔ Sistema de controle de iluminação
✔ Controle de bombas das piscinas
✔ Controle de acesso à portaria com QR Codes e/ou biometria
✔ Reconhecimento facial e de placas de veículo
✔ Catracas eletrônicas para estacionamento
✔ Portaria remota e portaria virtual para condomínios
✔ Persianas automatizadas
✔ Fechaduras digitais
✔ Entre outros.
Vantagens dos Empreendimentos Inteligentes
Como você pôde ver, os empreendimentos inteligentes oferecem muitas vantagens para os condomínios e moradores, como a possibilidade de automatizar processos, otimizar o tempo e, principalmente, aprimorar a experiência dos moradores. Entenda, a seguir, como essas tecnologias podem ser vantajosas na prática:
Mais segurança para o condomínio e os moradores
Ao contar com tecnologias que viabilizam recursos para aumentar os níveis de segurança, o condomínio poderá automatizar o sistema de vigilância, por exemplo, e oferecer segurança 24×12, muitas vezes sem a necessidade de interferência humana.
Alguns exemplos de mecanismos que podem elevar o nível de segurança são:
✔ Sistema de controle de entrada e saída de pessoas e veículos, feito por meio operacional por dispositivos que liberam e fecham os portões e cancelas. Basta que cada morador e cada carro tenha um “cartão” que libera a sua entrada;
✔ Câmeras inteligentes com analíticos de vídeo, que identificam pessoas, animais e até movimentos anormais ou suspeitos;
✔ Fechaduras digitais com fechamento automático e alarme anti arrombamento; e muito mais!
É importante salientar que algumas dessas tecnologias são implementadas diretamente na construção do empreendimento. Outras, o empreendimento disponibiliza o acesso e o condomínio implementa o método de segurança que mais o convém.
Aproveitamento otimizado de recursos
Empreendimentos inteligentes também fazem bom uso de seus recursos, e isso tem consequência direta na nossa economia. Alguns exemplos mais comuns de uso otimizado dos recursos são:
✔ Otimização do uso de energia: sistema de luzes que detecta a presença ou ausência de pessoas, ligando e desligando as luzes de acordo com a movimentação do local;
✔ Otimização do uso da água: Sistema de reaproveitamento de água da chuva para utilizar na limpeza do empreendimento; entre outras.
Todos esses diferenciais devem ser pensados desde o início do projeto do empreendimento inteligente. E, além de diminuírem custos, também causam menor impacto ambiental. Ou seja, é mais econômico e sustentável.
O futuro dos empreendimentos é tecnológico
O futuro dos empreendimentos inteligentes com base tecnológica é muito promissor. A automatização é uma das tecnologias que mais está sendo utilizada para melhorar a eficiência e produtividade dos empreendimentos.
Além disso, estas tecnologias também estão permitindo que as empresas criem novas experiências para os moradores e tornem o dia a dia mais prático.
Afinal, quem nunca desejou ter uma portaria eletrônica, para não precisar descer do carro para abrir o portão ou desejou abrir a porta de casa só com a sua digital, ao invés de procurar a chave, não é mesmo?
Ao vermos estas tecnologias aplicadas em situações comuns do nosso dia a dia, fica evidente que os empreendimentos inteligentes e tecnológicos estão se tornando cada vez mais populares.
Há sim alguns desafios que ainda precisam ser vencidos antes que possamos realmente explorar o potencial máximo destas tecnologias, mas certamente os desafios sem elas seriam maiores.
A tendência é que, no futuro, essas tecnologias serão ainda mais utilizadas para melhorar a eficiência e produtividade dos negócios em geral. Então, por que não começar a adotá-la desde já dentro do seu próprio lar?
Se você está procurando por empreendimentos inteligentes, tecnológicos e automatizados, não deixe de conhecer o Hub Smart Home, um empreendimento Fontana entregue em outubro de 2022. Este empreendimento oferece soluções modernas e inovadoras que irão tornar sua vida muito mais prática e produtiva no dia a dia.
Hub Smart Home: um empreendimento inovador em Santa Catarina
Fachada do Hub Smart Home, empreendimento Fontana localizado no Centro de Criciúma/SC.
O Hub é um exemplo perfeito de como a tecnologia pode facilitar o nosso dia a dia. Os ambientes são funcionais e colaborativos, perfeito para um lifestyle mais dinâmico.
Algumas características dos studios:
✔ Fechadura digital: possui fechamento automático e alarme anti arrombamento, garantindo maior segurança e conforto.
✔ Persiana automatizada: pode ser manipulada em vários níveis por meio de um controle remoto ou interruptor.
✔ Tomada USB: uma alternativa prática aos carregadores tradicionais de celulares e outros dispositivos, permitindo conexão direta, sem necessidade de adaptadores externos.
Outras características do Hub Smart Home
O Hub Smart Home chegou com tudo para expandir as suas possibilidades. Ele traz o conceito de Studio, onde todos os cômodos são integrados, com exceção do banheiro. Isso otimiza o aproveitamento de espaços e a manutenção dos ambientes, economizando tempo e recursos financeiros.
O residencial também conta com equipamentos e espaços coletivos para uso compartilhado, fortalecendo o movimento da economia colaborativa, que cresce a cada dia no país.
São três opções de plantas de Studio, com: 33m², 36m² e 38m². As plantas possuem variações de metragem.
STUDIO 33m²
Planta de apartamento tipo studio no Hub Smart Home, com metragem de 33m².
STUDIO 36m²
Planta de apartamento tipo studio no Hub Smart Home, com metragem de 36m².
STUDIO 38m²
Planta de apartamento tipo studio no Hub Smart Home, com metragem de 38m².
Morar no Hub Smart Home, além de viver com tecnologia, significa viver com mais segurança e praticidade. Fale com a nossa equipe e conheça as unidades disponíveis no Hub.
Localização: Rua Itajaí, 362 – Centro, Criciúma – SC
Continue acompanhando o nosso blog e leia também:
✔ Fechadura digital: vantagens para a sua segurança
✔ Apartamentos com plantas inteligentes: quais as vantagens?
✔ Smart home: uma guia para a sua casa inteligente