Quem não esperou o ano todo para chegar o momento de pular ao ouvir “Olha a cobraaaa! É mentira!” que atire a primeira pedra. A festa junina, nos meses de junho e julho, é a mais esperada pelos brasileiros. Mesmo em meio a pandemia, quando não é permitido grandes aglomerações, não precisamos deixar de comemorá-la. Basta fazer algo mais privado, no conforto da sua casa. E é claro que vamos dar todas as dicas necessárias para você construir um arraiá de arrebentar a boca do balão! Saiba como fazer a sua festa junina em casa:
Convite
Se você pretende chamar poucos amigos ou familiares, já pode começar preparando os convites. Existem maneiras muito simples e criativas de personalização, para quem gosta dos famosos DIY (faça-você-mesmo), será bem divertido.
Tudo o que você vai precisar é de um papel cartolina pardo, pedaços de retalhos e uma caneta. Informe a data e horário, nome dos anfitriões, endereço e sugira trajes adequados para festa junina.
Algumas pessoas preferem se reunir virtualmente, por meio de plataformas como Zoom ou Google Meet, se essa for a sua escolha, o convite para o arraiá pode ser digital e também muito criativo.
Local
A festa junina precisa ser ambientada num espaço adequado à quantidade de convidados, por isso você deve planejar desde já onde será o evento. Se for para poucas pessoas, ela pode acontecer até mesmo na sua sala, e se for para um pouquinho mais de convidados você pode contar com o quintal ou salão de festas do seu condomínio, por exemplo. Nessas horas, morar em um condomínio completo ajuda muito.
Comida
Um dos motivos que torna a festa junina umas das mais esperadas do ano é a sua comida típica: bolo de fubá, pinhão, paçoca, quentão, canjica, maçã do amor e tantas outras que só de falar ficamos com água na boca. Então, com certeza você vai querer preparar algumas dessas guloseimas. Você pode até inventar outras receitas, é só incluir milho, amendoim, aipim (ou mandioca) e coco, ótimas opções para o arraiá.
A comida também pode fazer parte da decoração, portanto, capriche na aparência de cada alimento e elabore recipientes e embalagens temáticos. Os bolos podem ser dispostos em formas com decoração de chapéu de palha, por exemplo.
Se quiser agradar seus convidados com guloseimas, mesmo que virtualmente, é uma boa ideia mandar uma caixa com algumas comidas típicas para cada um, feitas por você ou entregues por algum aplicativo de comida. Opções não faltam!
Brincadeiras e Decoração
Com a presença ou não de crianças, as brincadeiras da festa junina não podem faltar. São elas que enchem qualquer adulto de energia e trazem um espírito ainda mais alegre para a celebração. Além de dançar a quadrilha, com poucos materiais você pode criar a tradicional pescaria ou até mesmo o famoso bingo, para os seus avós e pais, por exemplo. O bingo é uma ótima opção para quem prefere a versão virtual da festa, assim as cartelas e até os prêmios podem ser digitais.
Para cativar as crianças que estiverem do outro lado do monitor, é importante caprichar na decoração do plano de fundo, bandeirinhas coloridas e detalhes com tecido de palha podem dar conta do recado. Algumas pessoas apostam em planos de fundo artificiais, por meio de uma opção da plataforma, e costumam dar super certo.
O ponto positivo sobre a decoração da festa junina é que você pode abusar do conceito “jeca” reutilizando garrafas de vidro e latinhas, além de retalhos e adereços de palha, para elaborar vasos de flor para as mesas e tudo o que sua imaginação permitir. E, como você já deve imaginar, toalhas de mesa xadrez não podem faltar.
Se você acha que as festas virtuais não tem música ambiente em boa qualidade, você se enganou! Hoje em dia já existem possibilidades, como a plataforma Discord, que permite fazer a escolha da música que quiser e seus convidados ouvirão o mesmo som na altura que desejarem, sem ruídos ou falhas. Dessa forma, as músicas típicas, um dos aspectos mais importantes da festa, não ficarão esquecidas.
Pronto, agora você já tem todas as dicas necessárias para promover um arraiá em um momento atípico. Nossa intenção é renovar um pouco as esperanças e mostrar que ainda é possível celebrar uma festa tão tradicional e importante de forma segura. Não podemos deixar de lado alguns significados que essa festividade nos traz, mesmo que tenha perdido um pouco seu aspecto religioso, ainda podemos celebrar a festa junina em forma de gratidão e alegria. Boas festas!