O Feng Shui (na tradução literal “Vento – Água”) é uma arte milenar chinesa de harmonização energética dos ambientes. Esta prática tem como princípio a ideia de que cada ambiente possui uma energia específica, mais conhecida como “Chi”.
A técnica que existe há mais de 4 mil anos atravessou os continentes, chegando também ao Brasil, onde é muito utilizada por pessoas que desejam aproveitar ao máximo os efeitos positivos que a natureza traz aos lares.
Quer entender melhor como essa arte pode ser aplicada na decoração da sua casa? Então leia esse artigo que preparamos para você e surpreenda-se com os benefícios que o Feng Shui pode trazer ao seu ambiente!
O conceito do Feng Shui
Nas casas, o Feng Shui é usado para atrair proteção para o imóvel e para as pessoas que vivem nele, bem como, ajuda a melhorar a relação entre a família e os amigos. A energia que se move pela casa, a chamada “Chi”, é influenciada pelos objetos que são colocados em cada cômodo da residência.
Segundo a tradição, pode ocorrer de alguns objetos impedirem a energia de circular livremente, enquanto outros, podem fazer com que a energia se movimente, trazendo inúmeros benefícios para quem vive ali.
Móveis principais
No Feng Shui existe o princípio de que cada ambiente possui um móvel principal. Nos dormitórios, ele pode ser representado pela cama, por exemplo. Neste caso, quem estiver sobre ela deve ter a visão da porta de entrada do quarto, porém, não deve ficar bem em frente a esta porta.
Se você possui um escritório em casa, a mesa se torna o móvel principal. Portanto, deixe-a posicionada de modo que fique no centro do cômodo e nunca de costas para a porta.
Posição dos objetos
Você deve evitar que objetos muito grandes e pesados sejam colocados próximos à cabeceira da sua cama, pois segundo a tradição, eles podem afetar o subconsciente de quem dorme ali. Além de causar ansiedade, essas peças também podem trazer preocupações desnecessárias.
Os espelhos também devem ser instalados com muita atenção! Evite colocá-los sobre a cabeceira, pois eles costumam refletir a energia que deveria ficar concentrada nesta região do seu quarto.
Fontes de água corrente
A água corrente no Feng Shui é sinônimo de prosperidade! Você pode introduzi-la na sua casa por meio de pequenas fontes e até mesmo através de um aquário. Enfim, qualquer peça que envolva a água pode ser incorporada a decoração de qualquer ambiente do seu imóvel!
Obstáculos no ambiente
Evite colocar objetos diretamente na entrada da sua casa. No Feng Shui, o fluxo de energia que vem da rua tem uma importância fundamental para a energia interna da residência.
Neste cantinho da sua casa você pode investir em um bom paisagismo. Reproduza um pequeno jardim, com elementos que proporcionem uma sensação de bem-estar para quem estiver entrando pela porta principal. Você também pode incluir elementos, como alguns vasos, para dar um charme a mais no ambiente.
Mas lembre-se, qualquer objeto incluído na decoração do hall de entrada da casa não deve ficar de frente para a porta!
Regras básicas para a sua sala de estar
O Feng Shui preza sempre pela simplicidade dos ambientes, e alguns itens são fundamentais para manter o equilíbrio da sua casa. Utilize sem medo muitas plantas, vasos com flores, velas e retratos com as fotos de familiares.
Para finalizar o nosso artigo, vamos lhe dar algumas dicas básicas de como a disposição do mobiliário da sua sala de estar pode auxiliar no correto movimento da energia pelo ambiente!
Esse local que é ponto de encontro entre a família e os amigos desperta duas sensações distintas: por um lado, é um ótimo lugar para relaxar, e por outro, pode ser palco de discussões e conversas animadas.
Para este ambiente, algumas regrinhas devem ser seguidas:
O meio da sala deve ser livre e os móveis devem ser posicionados para o centro, pois é ali que estão concentradas características como a paz e a força, segundo a técnica do Feng Shui;
Instale luminárias de teto e objetos arredondados, que podem ser um tapete ou uma mesa de centro, por exemplo;
Os móveis para sentar devem estar alinhados a uma parede, o que traduz a sensação de segurança e estabilidade;
Em relação as cores utilizadas na decoração, o Feng Shui recomenda o uso de tons naturais da terra e também os tons de branco. Uma combinação perfeita para você imprimir o sentimento de tranquilidade ao seu lar!
Gostou desse artigo? A Fontana deseja que com todas essas dicas você consiga incluir todos os conceitos do Feng Shui em cada cantinho da sua casa!