Uma das principais construtoras de Santa Catarina completa 25 anos de atividades em grande estilo. A Construtora Fontana inaugura nesta segunda-feira (03), às 20h, a sua nova sede em Criciúma com a presença do governador de SC, Raimundo Colombo, do vice, Eduardo Moreira, deputados federais, estaduais, prefeito Clésio Salvaro, presidente da Câmara, Toninho da Imbralit, as principais imobiliárias e corretores de Criciúma. A cerimônia vai marcar a entrega do escritório de 2400 metros quadrados que muda o visual do bairro Santa Bárbara.
“Primeiro buscamos desenvolver e fazer o melhor para nossos clientes quando o assunto é conforto, qualidade e segurança. Agora nos permitimos presentear-nos, a nós e nossos clientes e corretores com uma sede moderna, um espaço que vai proporcionar melhor comodidade a todos”, destaca o diretor presidente da Construtora Fontana, Olvacir Bez Fontana.
A beleza da nova sede impressiona quem circula nas proximidades da prefeitura de Criciúma. De acordo com Fontana, a obra foi toda planejada para causar um impacto positivo. “A Construtora Fontana sempre busca construir empreendimentos diferenciados, que contribuam com o embelezamento da cidade. A nova sede da empresa não foi diferente, caprichamos para deixar esta estrutura no porte que a cidade merece. Orgulha-nos comemorarmos 25 anos inaugurando este espaço”, relata.
Com a nova sede, a Construtora Fontana adotou a Praça Walter de Bona Castelan, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) e já realizou melhorias nos canteiros, jardins, bancos, iluminação e pavimentação da calçada. “Se cada um contribuir um pouco, vamos construir uma cidade mais responsável, preocupada com os moradores, seus bens públicos e com a qualidade de vida das pessoas.”, acredita Fontana.
Os prédios erguidos pela Construtora nestes 25 anos vão além de concretizar o sonho dos moradores de habitar um espaço agradável e confortável. É com a comercialização de cada obra entregue que a Fontana encontra recursos para investir em projetos sociais. Por exemplo, o Projeto Viva Vôlei que oferece para mais de 100 crianças e adolescentes do Bairro da Juventude a prática de esporte como inclusão social e desenvolvimento de hábitos saudáveis. No projeto Geração.com Fontana, iniciado em 2003, foram inseridas quase 2 mil pessoas na era digital por meio do curso de informática básica e avançada na Abadeus. Neste semestre uma nova sala foi inaugurada na instituição, o que permitiu ampliar em 50% a capacidade de vagas por cada turma. “Um programa como este mostra que há pessoas na Construtora Fontana preocupadas com o crescimento e desenvolvimento de outras pessoas. Além de construir prédios, a empresa constrói novas oportunidades de vida”, destaca a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
Nova sede reaproveita água da chuva
A nova estrutura que passa abrigar as instalações da Construtora Fontana foi planejada para estar interligada e contribuir com o meio ambiente. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Jackson Araujo, as inovações tecnológicas do prédio permitem que se aproveite a água captada pela chuva. Dois reservatórios de água, com 7 mil litros cada, são responsáveis por armazenar e tratamento d’água. “Todo sistema de descargas dos banheiros e irrigação do prédio vão utilizar estes reservatórios” comenta Araújo. “Isso vai evitar o desperdício, contribuir com o meio ambiente e difundir entre colaboradores, clientes e corretores a consciência de buscar sempre melhorar, avançar”, disse.
A presença do verde também foi valorizada. O pavimento utilizado no estacionamento dos veículos da empresa é intercalado com espaços de terra e grama que ajudam na absorção da água. A nova sede vai contar também com laminas de água que circundam todo hall de entrada e a lateral em forma de cascata. Segundo Fontana a proposta é contribuir no bem estar do colaborador. “A água produz um micro clima que vai proporcionar um bom ambiente e influenciar os colaboradores. Nesta nova sede tudo tem uma razão para existir, pois os locais interagem entre si. São pequenos detalhes que fazem a diferença”, comenta Olvacir Bez Fontana.
O ar condicionado central é responsável por manter o ambiente climatizado em todos os departamentos espalhados em 25 ambientes. As divisórias amadeiradas em peças únicas possuem três metros de altura. Os móveis foram escolhidos pelo estudo de ergonomia que auxilia no conforto e rendimento do funcionário. E toda estrutura é 100% monitorada por 80 câmeras que fazem a vigilância na parte interna e externa.
Mais de dois mil apartamentos construídos
A Construtora Fontana completa bodas de prata com mais de 367 mil metros quadrados de obras construídas. Foram 2048 apartamentos e 186 salas comerciais, divididos em 72 empreendimentos já entregues aos moradores. Já conquistou oito prêmios Top Of Mind como construtora mais lembrada no sul de Santa Catarina, segundo pesquisa do Instituto Mapa. O Prêmio “Empresa Cidadã” oferecido pela ADVB e se destaca pelo arrojo e modernidade propostos em seus projetos arquitetônicos. “Conseguimos alcançar esta marca em 25 anos com muito esforço, comprometimento, dedicação e respeito aos colaboradores e clientes”, ressalta Fontana.
A história da empresa começou em Urussanga, mas já se expandiu para Porto Alegre, Criciúma, Içara, Laguna e Florianópolis. Desde o primeiro empreendimento entregue em Urussanga até os dias de hoje, a Construtora Fontana aprimorou sua tecnologia, reforçou parcerias, estruturou o atendimento, qualificou seus produtos e, principalmente, conquistou a segurança e credibilidade junto a seus clientes.
Filipe Casagrande e Sandro de Mattia – Supra Comunicação
Galeria de Fotos