Construir uma casa dos sonhos é um projeto de vida que requer um planejamento rigoroso para garantir que a execução de cada etapa seja perfeita. Você vai construir o seu novo lar? Continue a leitura e confira todas as etapas necessárias!
Tempo de leitura: 5 min.
Quando o assunto é construir uma casa, devemos seguir diversos passos para que todas as nossas necessidades sejam atendidas. Afinal de contas, a maioria das pessoas compra apenas um imóvel durante a vida toda. Para que tudo ocorra como o esperado, o planejamento inclui desde encontrar o terreno ideal até as medidas necessárias para que a obra seja executada com segurança.
A seguir, você irá conhecer todas as etapas para construir uma casa. Confira os tópicos deste artigo:
- Encontre o terreno ideal
- Contrate profissionais de confiança
- Dedique tempo ao projeto
- Garanta uma execução de obra perfeita
- Conte conosco para construir uma casa
Continue lendo para saber mais sobre como construir uma casa!
Encontre o terreno ideal
Encontrar o terreno ideal para construir uma casa é o primeiro passo no seu projeto. A partir do terreno escolhido e das suas características, como posição solar, topografia, preço, dimensões, proporção, tipo de solo, localização, proximidade ao mar, entre outras, você saberá como poderá construir a sua casa em todos os detalhes.
Você provavelmente já tem alguma ideia de casas em que se inspira para construir a sua, certo? Bom, a partir daí você pode escolher um ou dois critérios que irão direcionar o seu projeto, como o estilo arquitetônico, dimensões e preço.
Lembre-se que o importante nesta etapa é criar um filtro para facilitar a sua decisão e definir qual é o terreno ideal para você. Geralmente, o fator mais relevante nesse projeto é o preço do terreno, pois a partir daí você poderá calcular o investimento restante na estrutura da sua casa.
Outro fator pode ser a localização. Estar perto do mar, no centro da cidade ou próximo às rodovias são todas excelentes opções e, claro, vai depender dos seus objetivos pessoais e até profissionais, caso você opte por morar perto do trabalho. Nesse momento, é importante levar em consideração como essa nova casa irá afetar a sua vida e a da sua família.
Muitas pessoas querem aderir a um estilo arquitetônico em que se inspiram para construir uma casa. Afinal, nada melhor do que ter a nossa casa do jeitinho que a gente gosta, né? Se esse for o caso, o próximo tópico será de grande importância para o seu projeto.
Continue lendo e saiba por que a escolha de um bom arquiteto e engenheiro é tão importante.
Contrate profissionais de confiança
Contratar profissionais de confiança é o que pode definir o sucesso do seu projeto. Então, muita atenção nesse passo. Vamos lá?
Contar com bons profissionais nessa área é ideal para:
- otimizar os recursos;
- evitar retrabalho com atividades mal feitas;
- não comprar materiais de construção em excesso ou inadequados que geram desperdício.
Sabe aquela máxima de que o barato sai caro? Pense bem que este é um momento importante para o seu projeto. Um bom planejamento resolve 80% dos seus problemas e evita gastos desnecessários no futuro.
E quem você deve contratar para construir uma casa? Arquiteto ou engenheiro?
Aqui vamos falar sobre a função de cada um, mas adiantando essa dica: o ideal é você trabalhar com ambos.
O arquiteto fica responsável por fazer o desenho do projeto, planejar a utilidade dos espaços, integração dos ambientes, ou seja, literalmente, a forma como a casa funcionará para você.
Conforme ele elabora o projeto da obra, o arquiteto avalia a melhor maneira de aproveitar toda a área disponível pensando nos desejos e necessidades dos moradores. Para criar um projeto técnico e a planta da construção, o arquiteto observa:
- a distribuição e integração correta dos ambientes;
- o aproveitamento e posicionamento da casa para melhor iluminação e ventilação natural;
- todos os detalhes de design interno e externo;
- a execução da obra, contratando trabalhadores e comprando materiais necessários.
Essa operação do arquiteto deve seguir as normas dos órgãos regulamentadores, que dizem respeito às questões de segurança, salubridade e acessibilidade.
Enquanto o arquiteto fica mais responsável pelo planejamento dos espaços, as formas e a funcionalidade do imóvel e dos ambientes, o engenheiro contempla um envolvimento mais direto com a parte estrutural. Isso envolve também as técnicas construtivas da obra, executando da melhor forma o que o arquiteto planejou e prezando pela segurança.
Sendo assim, o engenheiro fica responsável pela:
- avaliação da capacidade que o solo suporta;
- definição de toda a estrutura da fundação da construção, como sapatas, pilares, vigas e laje;
- escolha dos materiais que serão utilizados na obra;
- determinação e planejamento dos projetos hidráulicos, elétricos e sanitários.
Agora que você já entendeu melhor a função dos profissionais que irão projetar a sua casa, você já pode escolher os melhores arquitetos e engenheiros para o seu projeto.
Você está planejando construir uma casa e ainda não conhece os nossos loteamentos? Confira os empreendimentos Fontana!
Dedique tempo ao projeto
Uma vez que você já tem o terreno em mãos e os melhores profissionais selecionados, agora é hora de dedicar tempo ao projeto.
O projeto é o momento em que você conseguirá definir as etapas da execução da obra, a alocação do investimento em cada fase, a duração para concluir a construção, o pessoal necessário para cada parte da sua casa e muito mais.
Portanto, nesta etapa você deve determinar o orçamento que você ainda tem disponível para a construção da casa após adquirir o terreno. É importante contar com gastos imprevistos desde o começo e garantir que você terá uma reserva suficiente para manter seu custo de vida somado aos investimentos na obra.
Assim que você tiver uma ideia mais clara sobre o tamanho e o padrão de construção, estabeleça quanto você quer ou pode investir na obra.
Lembre-se que parte do seu orçamento deve ser dedicado para a compra da área e despesas de aquisição, como taxas e impostos. Então, além dos custos, informe-se sobre a duração de cada etapa. Assim fica mais fácil levantar o valor total do projeto e saber quanto irá investir, bem como em quais etapas.
Com os imprevistos, é comum gastarmos mais do que imaginamos inicialmente. Então, ter uma prévia desse custo total da obra é fundamental para lidar com esses momentos. Outro ponto importante nesse planejamento de gastos por etapas é facilitar a negociação com fornecedores e a empresa responsável pela construção da casa.
Para você ter uma ideia, os custos de uma obra geralmente ficam em torno dessa divisão:
Parte estrutural:
- projetos e taxas — 5% a 12%;
- preparação do terreno — 2% a 4%;
- fundações — 3% a 7%;
- impermeabilização — 2% a 4%;
- parte estrutural — 14% a 22%;
- alvenaria e insumos — 2% a 5%;
- telhado — 4% a 8%;
- rede hidráulica — 7% a 11%;
- rede elétrica — 5% a 7%.
Parte de finalização da obra:
- esquadrias — 4% a 10%;
- acabamentos e revestimentos — 15% a 32%;
- vidros — 1% a 3%;
- pinturas — 4% a 6%;
- regularização e registro — 1 a 2%.
Até aqui já percorremos um longo caminho, né? Calma, falta pouco para você realizar o seu sonho!
Conheça um de nossos mais recentes loteamentos em Rio Maina, Criciúma: o Loteamento Celeste Macarini.
Garanta uma execução de obra perfeita
Para garantir uma execução de obra perfeita, fique próximo dos profissionais que irão participar da sua obra e tenha o seu projeto em mãos sempre. Manter uma relação próxima com eles será de grande valia.
Sempre deixe no local da sua obra os documentos: alvará de construção e o projeto arquitetônico. Isso porque, caso os funcionários da prefeitura visitem ou fiscalizem sua obra, você deve provar que tudo está dentro da legalidade.
Mantenha a placa do autor do projeto e o responsável técnico visíveis para os profissionais da fiscalização. Além disso, é importante lembrar que será necessário água e energia para o funcionamento do local, então faça a ligação com as concessionárias da cidade.
Verifique se elas requerem mais itens instalados além de protetor do hidrômetro, cavaletes para água, poste para energia e caixa de inspeção para o esgoto gerado na obra.
Esses pedidos costumam ser simples e podem ser feitos pelo telefone, internet ou diretamente na concessionária. Tente verificar quais documentos serão solicitados para realizar este processo.
Vale lembrar que é recomendado que o terreno esteja cercado com, no mínimo, tapumes com abertura visível para o número da sua casa para solicitar a ligação. Uma dica importante: o pedido da ligação da rede de água e esgoto devem ser simultâneos.
Conheça os loteamentos Fontana disponíveis para construir uma casa!
Se quiser conhecer mais o nosso blog, aproveite e confira estes conteúdos:
Continue nos acompanhando. Até logo!