Encontrar o apartamento ideal para morar não é das tarefas mais fáceis. É preciso muita pesquisa para sanar todas as dúvidas que surgem no processo.
Comprar um imóvel na planta ou pronto? Novo ou usado? Em bairro central ou mais afastado?
Tudo isso gira em torno de uma questão-chave: o custo-benefício do imóvel. Esse é um fator que pesa muito na decisão do futuro proprietário e é importante saber como avaliá-lo corretamente.
Por isso, criamos este post. Você vai ver quais são os fatores que não podem ficar de fora para comprar um imóvel com o melhor custo-benefício. Confira!
Como adquirir um imóvel com o melhor custo-benefício?
Pense no seu objetivo com o apartamento
Quem quer mais do que apenas um imóvel para morar, mas também um lugar para viver com conforto e estilo, deve pensar no conceito que o empreendimento oferece.
Famílias que não abrem mão da segurança e do lazer com os amigos, por exemplo, terão um custo-benefício melhor com apartamentos que tenham ampla infraestrutura e áreas com academia, piscina, churrasqueira e outros espaços para aproveitar no dia a dia.
O custo-benefício é vantajoso, nesse caso, porque esses lugares podem oferecer uma gama de recursos recreativos com uma taxa de condomínio reduzida, visto que é rateada por todos os moradores.
Avalie a estrutura do imóvel
Toda a estrutura do apartamento deve estar de acordo com o perfil dos moradores, com a quantidade de pessoas que vão residir no local e as suas necessidades. Por isso, considere fatores como:
- Quantidade de quartos;
- Disposição dos cômodos;
- Metragem do imóvel;
- Disponibilidade de garagem.
Para obter um bom custo-benefício, você também deve pensar na forma como a planta foi elaborada. Nesse sentido, para uma família com o dia a dia corrido, por exemplo, vale a pena optar por imóveis novos, que contam com a otimização dos espaços internos e oferecem mais praticidade.
Considere a localização do apartamento
Outro fator decisivo para calcular o custo-benefício do imóvel é a localização. Nesse ponto, analise as reais necessidades da família. De nada adianta escolher um apartamento dos sonhos, mas longe de todos os serviços, se você não tiver um meio fácil de acessá-los.
Do mesmo modo, se perder horas no trânsito para ir ao trabalho ou para levar as crianças à escola faz com que você perca qualidade de vida, melhor pensar em um imóvel mais perto dos lugares em que você precisa estar diariamente.
Nesse sentido, um apartamento localizado perto de serviços úteis pode elevar – e muito – seu custo-benefício.
Pesquise sobre as formas de pagamento
Quando pensamos no custo-benefício de um imóvel, não dá para não falar no preço. Nem sempre será possível pagar o apartamento desejado à vista, mas nem por isso você deve escolher simplesmente o mais barato. Isso pode ser uma armadilha e pode render grandes dores de cabeça no futuro.
Por isso, antes de comprar o apartamento, tenha em mente o quanto você pode e deseja investir e procure, também, as melhores formas de quitá-lo. Busque por construtoras que ofereçam entradas facilitadas e que sejam flexíveis quanto ao pagamento. Isso torna possível a compra de um apartamento de qualidade sem pesar no seu orçamento.
Esses são os principais pontos que devem ser avaliados ao calcular o custo-benefício de um imóvel. Levando-os em consideração, você não perderá dinheiro nem comprará um apartamento aquém do seu desejo.
Quer fazer um investimento vantajoso em um apartamento ideal para você e sua família? Então, fale com a gente e tire todas as suas dúvidas para obter o melhor custo-benefício com o imóvel!