Na hora de escolher um novo apartamento, existem muitos pontos a serem considerados. Além da localização, do tamanho e da área de lazer, é preciso avaliar a qualidade do acabamento de um imóvel em que você pretende morar.
Seja um imóvel na planta ou usado, a análise do acabamento não pode faltar na sua avaliação, pois influencia muito mais do que na aparência e beleza. Um acabamento bem-feito é peça fundamental para garantir qualidade ao apartamento e conforto no dia a dia. Além disso, ele também tem um peso no valor do imóvel.
Por isso, veja nossa lista com dicas úteis de como avaliar o acabamento do seu novo apê!
Dicas para você avaliar a qualidade do acabamento de um imóvel
Quais são os materiais utilizados?
O material que foi utilizado na construção é o primeiro ponto que você deve avaliar. Por vezes, para economizar e reduzir custos, as construtoras acabam utilizando materiais de qualidade ruim ou de procedência desconhecida.
Isso reduz a qualidade do acabamento e diminui a vida útil dos materiais, acarretando problemas estruturais e de infraestrutura muito antes do esperado. Portanto, informe-se sobre a marca e a qualidade dos materiais utilizados.
Como os materiais foram instalados?
Você também deve avaliar a forma como o acabamento foi feito. Materiais bons e de alta qualidade podem não ser suficientes para um bom revestimento, caso eles não tenham sido instalados com o cuidado necessário e da forma correta.
A dica aqui é dar leves batidinhas no material e observar o resultado. Você pode notar que materiais mal instalados podem estar soltos. Revestimentos de porcelanato, por exemplo, podem parecer ocos se os construtores não tiverem colocado a quantidade adequada de argamassa.
O revestimento é adequado ao cômodo?
Outra dica é observar se o acabamento está de acordo com o espaço da casa. Para cômodos com maior tendência para umidade ou que sofrem mais contato com a água, é recomendável o uso de cerâmica, porcelanato, ladrilho hidráulico ou mármore.
Caso contrário um acabamento mal escolhido pode transformar esse ambiente que já é naturalmente úmido em um lugar escorregadio, inseguro e propenso a quedas. Além disso, a escolha do revestimento ideal pode facilitar a limpeza e higenização.
Como o corretor de imóveis pode te ajudar?
Outra forma de avaliar a qualidade do acabamento do imóvel é contar com a consultoria de um profissional. Um corretor de imóveis pode dar dicas valiosas e informações que talvez você não conseguiria obter de outra forma.
Portanto, ao visitar um apartamento, aproveite para perguntar tudo sobre a estrutura da unidade em que você pretende morar e também de todo o prédio. Tire suas dúvidas sobre:
- Condições do sistema elétrico e hidráulico;
- Materiais utilizados na construção;
- Quando o prédio foi pintado pela última vez.
Qual o estado de quinas, rodapés, piso e parede?
Por fim, uma dica muito útil é observar o estado das quinas e do rodapé – algo que, embora importante, muitas pessoas acabam esquecendo de avaliar. Um bom acabamento dessas regiões tem como função proteger a parede e evitar desgaste.
Observe também se as paredes foram devidamente rebocadas e revestidas, com materiais adequados e sem imperfeições na finalização do acabamento. Procure dar uma atenção especial ainda aos pisos, que são uma superfície que sofrem bastante desgaste e, portanto, precisam ser de qualidade.
—-
Como você viu, o acabamento é um ponto crucial a ser considerado ao escolher um apartamento para morar. Além de ter papel importante na decoração e na sofisticação do seu apê, um acabamento de qualidade valorizará o imóvel e oferecerá uma vida com mais conforto.
Agora que você já sabe avaliar a qualidade do acabamento de um imóvel, aproveite para falar com um atendente Fontana e tire todas suas dúvidas sobre nossos apartamentos!