A tecnologia está presente em praticamente todos os setores de trabalho. No mundo imobiliário, isso não poderia ser diferente, os serviços estão cada vez mais distintos e existem inúmeras opções disponíveis que aliam a tecnologia e o setor de vendas. É por isso que os profissionais do mercado imobiliário precisam estar sempre atentos às tecnologias e como aliá-las no dia a dia.
Não adianta nada surgirem novas tecnologias se nenhum profissional estiver disposto a aprender a usá-las, não é mesmo?
Organização
Quando uma imobiliária abraça a tecnologia como algo essencial para o negócio, uma série de recursos passam a ser disponibilizados. Um processo muito importante é a automação e total digitalização dos processos. Tirando o fato das empresas economizarem com qualquer tipo de trabalho manual (papéis, impressões e etc), tudo fica muito mais organizado.
É muito melhor ter planilhas, dados online e gráficos disponíveis em um site do que papéis dentro de gavetas que só dificultam o trabalho. Assim, todas as suas informações estarão seguras dentro de softwares e armazenamentos em nuvem.
Sabe aquele contrato do cliente que você não consegue encontrar, ou até mesmo informações sobre os leads que entraram em contato e deixaram os dados? Você não precisará vasculhar seu e-mail ou até mesmo revirar o escritório procurando pelos papéis em que anotou isso.
Com a ajuda de ferramentas digitais como sistemas de CRM, automação de e-mail marketing, chatbot e integração com redes sociais, sua imobiliária fica muito mais eficiente, podendo apontar nas reuniões o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Facilidade para os clientes
Automatizações facilitam a vida. Dentro dessas facilitações, incluem-se sites responsivos e respostas imediatas ao cliente navegar dentro do site. É muito gratificante quando alguém está interessado em um produto, neste caso um imóvel, e recebe informações precisas logo após realizar uma busca. Isso, a Fontana faz de maneira excepcional. Mostrando a eficiência da empresa e fazendo com que o cliente se sinta importante.
Nos tempos de quarentena em que vivemos, a visitação de imóveis precisa ser cautelosa. E a tecnologia ajuda com isso, oferecendo sistemas de fotos 3D de apartamentos, o Tour 360°, que cria uma experiência onde o cliente se imagina dentro do empreendimento.
“Através das automatizações, o atendimento ao cliente fica muito mais próximo. O suporte online e o CRM alinhado e ajustado facilitam muito”, afirma Érico Fontana, Gerente Comercial.
Érico ainda aponta que a tecnologia permite um atendimento mais objetivo: “A tecnologia nos permite transportar boa parte da experiência do cliente de visitação ao imóvel para a tela de um celular ou computador, no conforto e segurança de casa. Isso deixa muito mais fácil a decisão de compra, pois, conseguimos entender melhor o que ele está precisando. A tecnologia dá celeridade e praticidade ao consumidor”, explica.
Aumento da produtividade e eficácia
Investir em tecnologia significa potencializar a produtividade de toda a equipe. Os resultados melhoram e o tempo dos profissionais é muito bem aproveitado. Com um site responsivo e bem construído, a busca por imóveis torna-se muito mais detalhada, filtrando as informações até os corretores. Com essa captação de clientes sendo feita de maneira automatizada, o trabalho dos profissionais de venda é aprimorado, potencializando o atendimento com todas as informações já disponíveis conforme as necessidades do cliente.
Imagem positiva da imobiliária
Com processos bem estabelecidos e atendimentos rápidos e efetivos, a impressão dada aos clientes e potenciais clientes torna-se muito positiva. E convenhamos, não existe nada melhor do que processos menos burocráticos, né?
Burocracia é algo que irrita os consumidores e pode ser um ponto negativo para a empresa. “Com a tecnologia, o processo de venda se torna mais ágil, e menos burocrático. Os processos de documentação podem ser tratados de maneira 100% digital, até mesmo no momento das assinaturas. Então, a aquisição de um imóvel, hoje, para um cliente, se tornou muito mais facilitada graças à tecnologia”, afirma Érico.
Conclusão
A tecnologia, sem dúvidas, é uma aliada essencial para o mercado imobiliário, porém, não devemos esquecer do atendimento humanizado. Foque em processos e automatizações, mas lembre-se que um forte relacionamento com os clientes também ajudará a sua empresa a garantir um excelente índice de satisfação.
“Graças a essa evolução tecnológica, os consumidores podem ter uma relação maior com o imóvel. Eles acabam tendo mais informações e podem até mesmo ter uma relação melhor com a empresa”.