A união harmônica entre o moderno e o antigo. Assim pode ser classificado o Tiratore Residencial, empreendimento que a Construtora Fontana entregou no dia 4 de dezembro, em Joinville. O edifício pode ser assim definido porque, além de sua arquitetura contemporânea, conta em sua estrutura com um pedaço importante da história da maior cidade de Santa Catarina: o casarão da Rua Duque de Caxias, tombado pelo patrimônio histórico do município. O imóvel, construído em 1942, foi restaurado pela Fontana e se tornou a área de lazer do condomínio, abrigando hall de entrada, salão de festas, espaço gourmet e sala de jogos.
Esse é o primeiro empreendimento da construtora em Joinville. “O Tiratore Residencial reúne todas as características que já são marcas registradas da Fontana nessas mais de três décadas de história. A primeira delas é a localização, no Bairro Atiradores, próximo ao batalhão do exército, área nobre da cidade. Também podemos destacar as áreas comuns do edifício, que foi entregue com playground, piscina, sala de jogos, salão de festas e hall decorados. E ainda temos a qualidade dos apartamentos – apenas dois por andar –, que contam com ambientes rebaixados em gesso, persianas automatizadas, living e cozinha amplos e integrados e churrasqueira a carvão”, pontua o presidente da empresa, Olvacir Bez Fontana.
A preservação da história é mais uma particularidade que remete à forma de atuar da Fontana. A empresa tem a tradição de batizar seus empreendimentos com nomes de cidades italianas, uma forma de homenagear seus antepassados, que migraram do país europeu para o Sul de Santa Catarina, onde hoje a construtora tem a sua sede. No caso do casarão, a origem é germânica. No século passado, o imóvel era o lar da família Koehntopp, comerciantes descendentes de alemães que vieram tentar uma vida melhor no Brasil. Membros da família Koehntopp foram convidados para o ato de entrega do Tiratore e se emocionaram ao ver o casarão restaurado.
“Por isso nós fizemos questão de manter o casarão não só como decoração, mas como parte viva do residencial. Restauramos toda a arquitetura da construção, conforme as regras estabelecidas, mantendo o máximo possível das características originais do imóvel, e utilizamos o espaço como área de lazer. Ele agora é salão de festas, espaço gourmet, hall de entrada, sala de jogos e está ao lado da piscina. Ou seja, o endereço que um dia serviu de cenário para momentos importantes da família que ali viveu, hoje será novamente palco de novos e felizes momentos para todos os moradores do Tiratore”, afirma Fontana.