Escolher um apartamento exige muita pesquisa para que o investimento seja certeiro e corresponda às expectativas dos futuros moradores. Nesse processo, é comum ficar em dúvida entre um apartamento novo ou usado.
A idade do imóvel é um fator importante a ser considerado, uma vez que isso influencia no preço, na infraestrutura, no estado de conservação e demais aspectos do apartamento.
Portanto, para que você tome a melhor decisão conforme o seu perfil, vamos mostrar os prós e os contras de cada um.
Acompanhe!
Qual se encaixa melhor com o seu perfil: apartamento novo ou usado?
Apartamento usado
Uma das vantagens de imóveis usados é que eles costumam vir com armários fixos nos quartos e na cozinha, além de já terem iluminação e pisos instalados. Se o estado de conservação do apartamento estiver bom, é possível economizar com esses itens básicos, que nem sempre são entregues em apartamentos novos.
Outro ponto positivo é que apartamentos usados são ideais para casais com filhos já crescidos. Isso porque as áreas de lazer para famílias e crianças se tornam desnecessárias. Com isso, é possível negociar e obter descontos ou mesmo evitar condomínios mais altos.
Em contrapartida, apartamentos usados e mais velhos têm suas desvantagens. A maior delas tem a ver com a infraestrutura. É preciso averiguar o estado das tubulações, da rede elétrica e hidráulica, da pintura, infiltrações e rachaduras etc. Tudo isso pode gerar grandes gastos com manutenção e consertos, além das dores de cabeça no dia a dia.
Além disso, casais que estão começando a vida a dois e pretendem formar família não poderão usufruir de áreas comunitárias de lazer, como piscina e playground para crianças, já que isso é mais comum nos apartamentos novos.
Apartamento novo
Se os apartamentos usados tendem a ser mais baratos, um imóvel novo, por sua vez, é mais valorizado no mercado e tem maior valor de revenda. Assim, você adquire não apenas um lugar para morar, mas um empreendimento seguro.
Além disso, os apartamentos novos possuem maior valor agregado, com projetos acessíveis, além das facilidades de financiamento oferecidas pelas construtoras e recursos governamentais.
Outra característica de apartamentos novos é que eles tendem a ser compactos. Embora com tamanho reduzido, as plantas são elaboradas de forma mais estratégica, com melhor aproveitamento dos espaços. Além disso, um imóvel otimizado garante mais praticidade e menos trabalho no dia a dia.
Outro fator importante a considerar é que imóveis novos, como condomínios, contam com espaços de lazer e áreas comuns que compensam o tamanho do apartamento. Por isso, eles são bastante indicados para solteiros, recém-casados ou casais com filhos pequenos. Estes são alguns dos grandes atrativos dos apartamentos novos:
- Salão de festas,
- Churrasqueiras,
- Piscinas,
- Quadras,
- Salão de jogos
- Academia.
- Brinquedoteca
- Espaço Jovem
- Playground e mais.
Outra vantagem é que os imóveis novos levam em conta o estilo de vida moderno e, com isso, apresentam algumas facilidades, por exemplo:
- Diversos pontos de tomada para uso simultâneo de eletrodomésticos e computadores;
- Acesso para ar-condicionado;
- Duas ou mais garagens;
- Elevadores novos e rápidos;
- Tecnologias de segurança, como câmeras, portarias e acesso controlado de moradores e visitantes.
A localização também é um fator que precisa ser ponderado. Edifícios novos geralmente estão localizados em regiões bem valorizadas, centrais, com boa infraestrutura e próximos a comércio, transporte e avenidas importantes.
—-
E agora, já sabe se prefere apartamento novo ou usado? Basta considerar esses fatores conforme seu perfil e suas necessidades e, assim, garantirá um investimento que caiba no seu bolso, sem perder a qualidade e o conforto de morar bem.