Você pensa em adquirir um imóvel em 2020? Então é interessante você começar a procurar a partir de agora, pois as expectativas para o mercado imobiliário são bastante otimistas e o cenário econômico pode ajudar você a fechar um ótimo negócio.
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o setor da construção civil está aquecido. O volume de lançamentos nos últimos 12 meses cresceu 15,4%, totalizando 105.470 unidades.
A Cushman e Wakefield, empresa global de serviços imobiliários comerciais, também traz dados bastante animadores: a previsão é de que o PIB de 2020 registre um crescimento de 3,35% (superior ao previsto de 3,02% para 2019) e que haja um aumento de 3,84% no consumo, sendo que, para 2021, esse número deve ser de 4,21%.
Somam-se a essas projeções a queda da taxa Selic (5,5% em 2019), que impacta diretamente a oferta de crédito imobiliário, e a inflação controlada, que ficou abaixo da meta de 4,25% em 2019 e deve se manter em 4% em 2020.
Com menos taxas de juros, a tendência é que mais pessoas adquiram imóveis com parcelamentos menores, reduzindo significativamente o valor final do bem e, com isso, o endividamento das famílias. Bom para a economia e, principalmente, para quem deseja conquistar um lar.
Como acertar na escolha do imóvel?
Mesmo com o otimismo do segmento para 2020, fazer um bom negócio no ramo imobiliário depende de diversas variáveis. Confira os pontos que exigem maior atenção:
Veja se o imóvel cabe no seu bolso
Em primeiro lugar, verifique se o valor solicitado está dentro do que é praticado no mercado. A seguir, pense nos custos de aquisição: em caso de financiamento, quanto da sua renda ficará comprometida com o pagamento?
Também é preciso calcular os custos de manutenção, incluindo despesas como IPTU, condomínio e conta de energia.
Confira o estado geral da construção
Antes de comprar, pense. O imóvel é adequado para você morar? Precisa de reformas e ampliações? Atende as suas expectativas à médio e longo prazo? Se for usado, tem IPTU ou dívidas atrasadas?
Para descobrir se existem débitos pendentes, basta fazer uma pesquisa na Prefeitura. Também é importante confirmar com o órgão se a casa ou apartamento tem o “Habite-se”, documento que atesta que a construção segue as exigências estabelecidas.
Outra dica é realizar uma vistoria na companhia de um engenheiro ou arquiteto para ter certeza de que o imóvel está de acordo com o projeto aprovado pelo setor responsável.
Estude a região onde ele está localizado
A localização é um dos pontos mais importantes da busca pelo imóvel ideal. Por isso, é fundamental avaliar questões como: os serviços disponíveis nos arredores, se há facilidade de locomoção, como é a vizinhança e o histórico do bairro.
Vale a pena ainda, verificar se a área tem potencial de valorização com o passar dos anos. Para isso, observe se a região está recebendo mercados, shopping e outros empreendimentos que possam indicar desenvolvimento.
Conheça o histórico da construtora antes de comprar o imóvel na planta
Ao comprar um imóvel na planta, não deixe de conhecer o histórico da construtora que está realizando a venda. Uma dica é visitar alguns empreendimentos já entregues por ela e conversar com os moradores para saber se já tiveram algum tipo de problema.
Fique atento ao memorial descritivo, para saber o que a construtora se compromete a entregar e, assim, calcular quais serão seus gastos adicionais. Faça, ainda, visitas periódicas para acompanhar todos os estágios da obra.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para ajudar você na sua decisão de adquirir um imóvel em 2020. Aproveite e confira as opções que a Fontana oferece para o seu estilo de viver bem.