Muitos de nós não conseguimos viver sem o carinho de nossos animaizinhos de estimação, por isso, os levamos para onde quer que estivermos. Mas, quando esse lugar é um apartamento, é preciso ter alguns cuidados a mais para que nossos pets se sintam confortáveis, e também possam ter qualidade de vida. Afinal, também precisamos nos adaptar às regras do condomínio. Se você está se mudando para um apartamento agora, não se preocupe, você só precisa ficar atento aos cuidados necessários, sobre os quais falaremos aqui.
Período de adaptação
Se você costumava morar em uma casa, é interessante promover um período de adaptação para o seu pet. Para ele ir se acostumando, leve-o para conhecer o apartamento até mesmo antes da mudança, e deixe-o passear pelos cômodos. Assim, quando você se mudar, ele já estará habituado e sentirá menos falta do antigo lar. Você pode fazer esse processo até para um animalzinho novo, se desejar.
Para que seu pet saiba como se comportar em um apartamento, de forma a não provocar acidentes, é necessário que ele seja adestrado. Os cachorros e gatos, por exemplo, precisam aprender o local certo para fazer suas necessidades, assim como saber quais os locais em que podem circular e dormir. Uma boa solução é comprar uma caminha confortável, para seu pet dormir tranquilamente.
Adapte seu apartamento
Em qualquer ambiente é necessário se preocupar com a limpeza, mas para quem tem pet, esse cuidado é, muitas vezes, redobrado. Por isso, você deve adequar alguns pontos da estrutura do seu apartamento, se possível. O piso é um deles, alguns tipos são os mais indicados como o piso vinílico ou pisos antiderrapantes.
É preciso tomar cuidado com os porcelanatos, especificamente para cachorros, o indicado é descartar aqueles muito brilhantes ou os polidos de cores claras, uma vez que eles têm tendência a serem riscados pelas unhas dos pets. Isso será notado no dia a dia. Outra alternativa muito utilizada é o vinílico, pois apresenta alta resistência a riscos e é de fácil limpeza e manutenção. Ele tem uma tecnologia diferenciada, que oferece um conforto térmico ao cachorro.
Dessa forma, você também garante a segurança do seu animal de estimação na hora da brincadeira, pois eles podem correr sem medo de escorregar e acabar se machucando.
Por falar em segurança, é imprescindível que haja rede de proteção nas janelas e sacadas do apartamento. Muitas vezes, animais, como gatos, costumam se distrair ao observar passarinhos e acabam subindo nos parapeitos das sacadas, causando uma situação de alto risco para eles. As telas, então, evitam que ocorra a queda desses animais.
Garanta a diversão do seu pet
Como apartamentos são lugares fechados, seu pet pode sentir falta de atividades recreativas enquanto você está no trabalho ou fora do apartamento. Por isso, vale a pena investir em brinquedos e acessórios para ele se distrair enquanto você não está por perto.
Para gatos, o uso de objetos conhecidos como “arranhadores” é muito útil, pois os gatos costumam friccionar suas unhas contra os móveis quando não há outra opção de arranhador por perto. Assim, você não corre o risco de ter alguma mobília danificada.
Se você pretende passar horas fora do seu apartamento, é necessário possuir objetos, como bebedouros e comedouros com formatos anti-formiga. Alguns especialistas apostam em bebedouros com água corrente também.
Para facilitar viagens ou visitas ao veterinário, é importante você ter à disposição uma caixa de transporte adequada ao tamanho do seu pet. Assim, você garante conforto e segurança tanto para o seu animalzinho quanto para as pessoas que vocês encontrarão pelo caminho.
Como manter a limpeza do apartamento quando se tem um pet
Um dos possíveis problemas que você terá que contornar primeiro, é o odor que esses animais produzem. Então, procure usar produtos específicos: algumas areias para gatos já vem com perfume, por exemplo.
Muitos dos animais soltam grande quantidade de pelos, e nesses casos o aspirador de pó será seu maior ajudante no dia a dia.
Para evitar maiores problemas, você deve limpar diariamente o espaço em que seu animalzinho faz as necessidades. Normalmente, o próprio pet fica desconfortável com esse tipo de sujeira.
Apesar de todos esses cuidados, não se surpreenda se encontrar seu gato dormindo em qualquer lugar, menos na própria caminha dele. Eles costumam procurar lugares quentinhos para se acomodar. Mas é sempre bom ter um lugar separadinho para ele.
No final das contas, nem é tão difícil cuidar de um pet no seu novo apartamento. Se quiser ter mais segurança na hora de se mudar, procure por condomínios em que exista uma área feita especialmente para passear com o seu querido pet, como as oportunidades da Fontana.
Em alguns dos nossos empreendimentos, como o Calalzo Di Cadore, Domus Vila Moema, Lovere, entre outros, você consegue achar espaços incríveis para passar o tempo com o seu animal de estimação. Isso é possível porque eles oferecem um espaço totalmente pensado para esses animais, os pet places. Dê a oportunidade do seu animalzinho poder brincar com segurança, dentro de um ambiente tranquilo.