Por muito tempo, os projetos sustentáveis foram sinônimos de uma decoração mais simples, com objetos mais básicos e que tinham como principal objetivo o uso racional de elementos naturais e que não prejudicassem o meio ambiente. Mas você sabia que é possível pensar em um projeto ecológico, que prioriza e respeita a natureza, com elegância e sofisticação para a sua casa?
Com a escolha certa de móveis e objetos decorativos, você consegue criar uma atmosfera mais leve no imóvel, tornando-o agradável e relaxante para os seus momentos de descanso. Tudo, é claro, com muito estilo. Quer entender como? Nós preparamos este artigo com dicas incríveis para você aliar beleza e sustentabilidade em qualquer cantinho da sua casa. Confira:
Leve o conceito da sustentabilidade para a sua vida
Incluir a sustentabilidade na decoração do seu imóvel significa utilizar os recursos naturais sem prejudicar as futuras gerações. Dentro desse contexto, que pode ser entendido até mesmo como um conceito de vida, os seus móveis e objetos decorativos devem ser ecologicamente corretos, portanto, opte por produtos e materiais que causam menores danos ao meio ambiente. Agora que você já sabe o que é uma decoração sustentável, vamos conferir maneiras de unir a sustentabilidade com a sofisticação no seu projeto:
Plantas suspensas e em vasos decorativos
O uso das plantas nos mais variados cômodos da sua residência pode trazer uma sensação de ambientes mais leves e charmosos. Mas é preciso prestar atenção na espécie a ser escolhida. Como o clima aqui no Brasil costuma ser mais quente, dê preferência as plantas brasileiras, que vão se adaptar mais facilmente a temperatura da sua casa ou apartamento. Bromélias e palmeiras são excelentes alternativas!
E não é só na parte externa do imóvel que elas podem ser usadas. Na parte interna elas costumam fazer um grande sucesso, podendo se integrar a decoração pensada para a sua sala de estar, sala de jantar e até mesmo na cozinha ou banheiro, sabia? Entre tantos benefícios, elas ainda trazem sentimentos de tranquilidade, equilíbrio e energia para os moradores da casa!
Quanto à forma em que as plantas serão utilizadas, você pode deixar a criatividade falar mais alto. Entre as opções que podem deixar a sua casa mais elegante, estão os vasos com vários tamanhos e formatos. É só caprichar no estilo de vaso para que você adapte as plantas para as mais diversas situações. Considere também o uso das plantas suspensas, uma tendência que já fez muito sucesso no passado e que voltou com tudo nos últimos anos! Considerando o conceito de sustentabilidade, os suportes podem ganhar o auxílio de tecidos artesanais, por exemplo.
Móveis sustentáveis
Ao compor os ambientes da sua casa com móveis sustentáveis, dê preferência para aqueles de procedência segura, ou seja, aqueles que utilizam madeira de reflorestamento. Dessa forma, além de levar para dentro da sua casa um móvel que não agride o meio ambiente, você garante inúmeras outras vantagens, como sofisticação, elegância e alta durabilidade. Sabe aquele móvel que perdura por várias gerações da família? Então, é sobre isso que estamos falando.
E mais, que tal apostar nos móveis de fibra natural para tornar os seus espaços ainda mais lindos? Além de resistente e prática, a fibra natural é produzida sem causar prejuízos ao meio ambiente, de forma completamente sustentável! E se engana quem pensa que a estética desse tipo de móvel combina somente com casas de campo ou com a decoração mais rústica. Atualmente é cada vez mais comum a integração de estilos, portanto, se o seu imóvel possui um clima mais urbano e moderno, não tenha receio em incluir as mobílias de fibra nos seus ambientes. Para isso, é possível encontrar facilmente mesas, cadeiras, cortinas, tapetes e cestos produzidos dessa forma mais natural.
Quer conhecer alguns materiais que podem ser usados nos seus novos móveis? Separamos alguns para você dar uma conferida e começar a pensar na decoração da sua casa:
Vime: tipo de fibra primitiva e muito usada na confecção de cadeiras, poltronas, nas estruturas e detalhes de mesas;
Bambu: devido a sua alta resistência, é uma excelente opção para bancos, estantes e até em camas mais rústicas;
Folha de bananeira: para dar um charme a mais nos espaços através dos objetos de decoração, essa fibra natural pode ser transformada em vasos e cestos, por exemplo;
Palha: material prático para ser trabalhado, pode ser facilmente transformada em pufes e pequenos armários;
Linho: com ele é possível dar origem a produtos maiores, como armários e guarda-roupas, por exemplo.
Falando em sustentabilidade…
Agora que você já conferiu algumas ótimas alternativas para o uso de móveis e objetos decorativos sustentáveis nos espaços internos da sua casa, que tal conhecer um empreendimento que leva o conceito de sustentabilidade a sério? O Residencial Monteverone, em Criciúma, é mais uma construção com o selo de qualidade Fontana e com espaços planejados para o maior respeito e uso consciente dos recursos naturais. Aqui, nós acreditamos que a sustentabilidade pode sim conviver com o conforto e a elegância dos ambientes privativos e das áreas comuns do condomínio. O Monteverone é a maior prova disso!
Os detalhes confirmam a excelência do empreendimento, que conta com um sistema fotovoltaico ecoeficiente, com o uso da energia solar para a geração de energia elétrica. Essa é uma maneira consciente e inteligente de economizar até 61% na conta de luz! Não seria incrível morar em um residencial assim? A economia também pode ser feita no sistema de água, com o reaproveitamento da água da chuva. Assim, a água potável pode ser direcionada para outras atividades essenciais do condomínio, onde a sua qualidade não trará prejuízos a saúde dos moradores.
Quer mais? No Monteverone ainda é possível contar com um ecoponto para coleta de resíduos. Sabemos que tudo que vai para o lixo causa algum tipo de impacto negativo no meio ambiente. Por isso, nada melhor que pensar em um destino correto e eficiente, não é mesmo?
Deu vontade de ver cada detalhe desse residencial incrível e sustentável? Então é só acessar o nosso site! Clique e surpreenda-se.