Quando você compra um novo imóvel ou apenas deseja dar uma reformada em um ambiente, o ideal é que você escolha por um estilo de decoração que combine com a sua personalidade, não é mesmo?
Pensando nisso, a Fontana produziu este artigo que mostra as peculiaridades de 6 estilos de arquitetura. Um deles, com certeza, vai se encaixar com aquele cantinho que você está pensando em dar uma cara nova! Confira:
1. Estilo Clássico
A arquitetura clássica nunca sai de moda! A procura por ambientes internos que imprimam sofisticação e elegância é inspirada nos antigos palácios da Europa. As casas e apartamentos decorados nesse estilo, geralmente abusam do uso de móveis mais robustos e na utilização de tecidos como o veludo, em cortinas e sofás, por exemplo.
As madeiras, também sempre muito presentes, aparecem na mobília em tons de médio para escuro. O estilo clássico aposta muito em acessórios metálicos. O bronze e o dourado são os mais utilizados. Já nas cozinhas, tampos de mármore dão um charme especial ao ambiente!
Os papéis de parede com suas estampas clássicas, também não podem faltar. Caso você opte por não utilizá-los, o recomendado é pintar uma das paredes do ambiente em um tom mais escuro, para dar mais destaque. Na parte externa, a arquitetura costuma ser inspirada nos elementos greco-romanos, com a presença das imponentes colunas bem características!
2. Estilo Moderno
A arquitetura moderna veio para romper todos os padrões estabelecidos até então. As construções e as decorações que apostam neste estilo costumam priorizar a integração entre as pessoas e o ambiente. Quer saber se ela faz o seu estilo? Confira algumas das suas características marcantes:
É muito comum que as obras de estilo moderno tenham uma planta livre, com o uso das colunas ao invés das paredes, permitindo que as pessoas vivam em ambientes mais amplos. Mas, isso não se limita aos espaços de circulação. Os vãos também estão presentes nas estruturas verticais, com a construção de áreas de respiro que trazem luminosidade e ventilação para os ambientes internos.
O conceito de que “menos é mais” se aplica muito bem quando o assunto é decoração. Aqui, o exagero da arquitetura clássica sai de cena para dar lugar a traços e estruturas mais práticas e funcionais. A palavra de ordem é: simplicidade!
Quer saber quais os materiais mais usados? O aço, o vidro e o concreto armado estão sempre presentes, justamente por imprimir a ideia de modernidade e também por colaborar com a funcionalidade dos ambientes.
3. Estilo Contemporâneo
Essa arquitetura aposta no pluralismo. Mas o que seria isso? É basicamente o uso de diferentes referências de estilos, ou seja, a arquitetura contemporânea “conversa” com diversos elementos, sejam eles mais modernos ou mesmo do passado.
O que a difere da arquitetura moderna é o fato de não estar obrigada a misturar sempre esses vários elementos. As obras são caracterizadas pelo formato irregular, distorcido e fragmentado.
O conforto ambiental também é um elemento prioritário. A escolha por janelas maiores para o aproveitamento da iluminação natural, o uso de materiais não tóxicos e a preferência pelos recicláveis deixam mais fácil a identificação desse estilo nas construções!
4. Estilo Minimalista
Você se considera uma pessoa prática, que usa somente o essencial? Então, com certeza, o minimalismo vai se encaixar ao que você acredita! Considerada uma grande tendência nos últimos anos, a arquitetura minimalista tem como forte característica o uso de poucos elementos, design simples e formas geométricas. Ou seja, a sua grande aposta é na valorização da simplicidade e da sofisticação através dos espaços e das cores!
Entre as características principais desse estilo, destacam-se: os espaços projetados para o uso completo da iluminação natural, a simplicidade dos ambientes, estruturas limpas, e formas geométricas simples. Os poucos objetos usados na decoração, quase sempre são escolhidos para gerar um grande impacto visual.
5. Estilo Industrial
Alternando entre o rústico, o moderno e o retrô, o estilo industrial possui elementos bem marcantes na composição dos ambientes. Vamos listar alguns deles para que você veja se eles combinam bem com o tipo de decoração que procura para a sua casa!
Os tijolinhos aparentes, bem característicos dos lofts de Nova Iorque, podem ser usados na sua sala de estar, por exemplo. Eles vão dar uma cara mais rústica ao seu cômodo e quando integrados a outros elementos, como com canos expostos e com a madeira, o estilo industrial fica garantido!
Peças com acabamento em metal, seja prateado ou fosco, podem ser adicionadas ao ambiente com o uso da criatividade. Normalmente utilizado nas escadas, tente usar o metal em outras peças, como nas luminárias, por exemplo. Aliás, o uso de spots de luz em trilhos pode trazer um charme a mais na sua decoração rústica.
É facilidade que você procura? Saiba que nesse estilo de arquitetura quanto menos acabamento tiver, melhor! Não é a toa que é muito comum a utilização de vigas expostas e do concreto na sua forma mais crua.
6. Estilo Romântico
Um estilo romântico é sinônimo de ambientes íntimos e serenos. O uso de estampas nas paredes é muito associado às flores, e os tons são sempre mais delicados. Na escolha dos móveis, você pode dar preferência aos que possuem traços curvos, com os pés arredondados e peças mais trabalhadas. Geralmente os materiais mais utilizados nesses móveis são o ferro e a madeira, com peças pintadas de branco, bege ou azul-claro.
A paleta de cores usada na decoração do estilo romântico apresenta cores como o branco, tons neutros e pastéis. Caso você opte por uma paleta neutra, adicione alguns pontos com cores mais fortes, como o amarelo, verde, lilás ou o pink. O resultado ficará incrível e sem perder o romantismo!
Gostou das dicas da Fontana para o estilo de arquitetura da sua casa? Esperamos que com o nosso artigo você tenha encontrado a decoração ideal para o seu cantinho! Fique sempre por dentro das novidades do nosso blog, queremos lhe manter atualizado das últimas tendências de arquitetura e decoração.