Se você já está cansado daquela cor na parede, enjoou do piso ou quer dar uma renovada nos móveis da sua casa, saiba que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença em um ambiente. Reformas podem ser demoradas, cansativas e, além disso, podem causar transtornos e muita sujeira pelo imóvel.
Uma opção para quem quer fugir disso e sem gastar muito, pode ser a repaginada na decoração dos ambientes da sua casa. Detalhes que são acrescentados ou retirados da maneira correta, podem dar uma nova cara ao local!
Conversamos com a arquiteta Pâmela Dias (CAU 220111-9), que traz algumas dicas para você se inspirar e mudar aquele ambiente da casa que parou no tempo.
1. Pintura
Se escolhida corretamente, a pintura pode promover muito mais do que beleza e personalidade a um ambiente. Você pode escolher por tons mais escuros em determinada parede se quiser mudar a percepção do espaço, criando efeitos visuais como, ampliação, iluminação ou aumento de profundidade. “Se a intenção é criar uma sensação de que o ambiente é maior do que ele realmente é, deixe o teto e as paredes com cores claras contrastando com um piso escuro”, aconselha a arquiteta.
2. Papel de parede
Excelente opção para quem procura uma mudança rápida e sem sujeiras, o papel de parede só vai exigir um pouco de cuidado na aplicação. Se você não quer chamar um profissional, é possível arriscar, tente você mesmo! Você só vai precisar de uma cola específica e uma espátula para evitar a formação de bolhas.
Existem infinitas possibilidades de estampas, use a criatividade! Do quarto à sala de estar é possível abusar das cores e dos desenhos. Se você não quer gastar muito, também existe a opção pelos adesivos. Eles decoram uma pequena parte da parede e quase não exigem manutenção!
3. Pisos
Pâmela Dias afirma que alguns revestimentos podem ser aplicados sobre o piso existente da sua casa, desde que a superfície esteja devidamente nivelada e limpa. Podem ser utilizados desde o piso laminado, passando pelo vinílico até o porcelanato líquido.
“Uma das vantagens do piso laminado é a de manter a temperatura de um ambiente, além de poder removê-lo e aplicá-lo em outros cômodos. Já o vinílico, além de promover conforto térmico e acústico, também é de fácil manutenção, limpeza e substituição de peças que possam sofrer danos futuros. O porcelanato líquido (piso epóxi), possui um aspecto brilhoso e sofisticado. Se utilizados os produtos corretos para limpeza, todos eles têm alta durabilidade!”, diz a arquiteta.
4. Cortinas, tapetes e almofadas
Esses elementos podem passar muitas vezes despercebidos. No entanto, saiba que uma simples mudança na cor, textura ou estampa, pode mudar completamente o clima do ambiente! Além de renovar, você também pode substituí-los. Se você busca por praticidade, por exemplo, a instalação de persianas pode ser perfeita para a rotina da sua casa.
5. Luminárias
A arquiteta Pâmela Dias alerta que a iluminação de um ambiente deve possuir o equilíbrio entre funcionalidade, conforto visual e design. Caso você queira fazer a instalação de uma iluminação direta, a dica é usar spots embutidos, luminárias de mesa e pendentes.
Aproveite para renovar a iluminação da bancada da sua cozinha, do escritório ou de um espaço de leitura. “É importante não manter somente um ponto central de iluminação para não criar sombras nas superfícies e bancadas. Em relação à temperatura das lâmpadas, você terá ambientes mais aconchegantes se der prioridade para as luzes mais amareladas. Lâmpadas neutras e brancas podem ser usadas para renovar ambientes de trabalho e cozinha”, diz.
6. Plantas
Elas podem deixar um cômodo mais verde e harmonioso, além de melhorar a qualidade do ar no ambiente. Opte por deixá-las em pontos bem iluminados e use a criatividade nos vasos onde elas serão acomodadas. As folhagens, que fizeram muito sucesso no passado, voltaram com tudo e já fazem parte da decoração de muitas casas e apartamentos.
7. Quadros
Renovar o ambiente com quadros pode ser divertido e ainda ajuda a imprimir a sua personalidade nas paredes do imóvel. A vantagem desse tipo de elemento é que ele pode ser usado nos mais variados estilos. Do conceitual ao extrovertido, brincando com as cores e texturas também nas molduras!
8. Pontos de cor
Quer trazer mais energia ao visual do ambiente? Aposte em um ponto de cor. Se você já possui um cômodo onde as cores são monocromáticas e não deseja trocar a decoração por inteiro, o ideal é incluir apenas um móvel com uma cor de destaque. Essa pequena alteração pode tornar rapidamente o ambiente muito mais moderno.
9. Nichos e prateleiras
Ótimas opções de elementos decorativos, eles podem otimizar o aproveitamento do espaço que você possui na sua casa. E não existem limites na hora de escolher a decoração, o importante é você ter espaços acolhedores e que imprimam a sua personalidade. Além disso, prateleiras e nichos são facilmente encontrados prontos para a instalação, seja em lojas de departamento ou mesmo pela internet.
10. Mude os móveis de posição
Por fim, que tal apenas fazer uma alteração na posição dos móveis da sua casa? Um ato simples e que pode fazer uma grande diferença no ambiente! A arquiteta Pâmela Dias orienta que o ideal é que o morador comece planejando as possibilidades de layout, considerando o espaço do ambiente, o tamanho dos móveis e os fluxos de passagem principais:
“Faça desenhos considerando as possibilidades antes de começar a mudança. Tente sair do modo automático, pense o que traria mais conforto ou que tipo de espaço você sente falta na sua casa, seja um cantinho de leitura ou um local para a meditação. É importante também prestar atenção em móveis que já não tem mais utilidade. Talvez seja interessante substituir a mesa de centro ou a mesa lateral por puffs ou poltronas que permitam uma maior interação entre os usuários do espaço”, diz Pâmela.
Agora que a Fontana mostrou dez ótimas ideias para dar aquela repaginada no seu cantinho, que tal colocá-las em prática? E não esqueça de acompanhar sempre as novidades do nosso blog!