A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Ou seja, um índice pelo qual todas as taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil se medem. Portanto, se você paga caro por um dinheiro que pega emprestado (financiamento), é porque essa taxa está alta.
Esse índice é estabelecido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne para definir as diretrizes da política monetária do Brasil e, também, a taxa básica de juros. A determinação da Taxa Selic é fixa para um período, que pode ser de alguns meses ou anual.
Para entender, na prática, a influência que a Taxa Selic tem sobre o mercado imobiliário, veja os cenários abaixo que podem e irão te ajudar na hora de decidir o momento certo para adquirir seu imóvel.
1º Quando a Taxa Selic passa, por exemplo, de 9% para 11%, a taxa do financiamento necessário para comprar um imóvel, também aumenta. Então, a procura por imóveis diminui, pois a maioria das pessoas que querem adquirir sua casa própria depende de um financiamento, e esperarão a Selic baixar novamente. Consequentemente, o valor dos imóveis desacelera, graças à conhecida “lei da oferta e procura”.
2º Quando a Taxa Selic diminui, por exemplo, de 10% para 8%, a taxa do financiamento necessário para comprar um imóvel, diminui também. Com isso, a procura por imóveis aumenta, tendo em vista que o consumidor poderá financiar com uma taxa de juros menor. Em consequência da alta na procura, caso a oferta não acompanhe o mesmo crescimento, pode ocorrer uma valorização dos imóveis.
3º Agora, digamos que você deseja comprar seu imóvel à vista. Ao analisar os dois cenários anteriores, é possível perceber que um aumento da Taxa Selic torna o momento interessante para adquirir a casa própria. Isto porque, graças aos juros altos e a pouca procura, os proprietários ou construtoras tendem a baixar os valores dos imóveis para estimular as vendas. Isto faz com que aumente a probabilidade de encontrar uma oportunidade com valor mais atrativo.
E em 2020, como a Taxa Selic está projetada? Será que é o momento ideal para adquirir sua casa própria?
O momento ideal para adquirir o seu imóvel, somente você irá definir. Para ajudar na sua decisão, podemos verificar como estava a Taxa Selic em 2019 e como ela está projetada (meta) para este ano, 2020.
No ano de 2019, a taxa foi anunciada com uma redução para a mínima histórica de 5,0% ao ano. Neste ano, a meta da Taxa Selic está em 4,50% ao ano. Consequentemente, as taxas de juros para realização de financiamentos são as menores existentes na história.
Com as taxas de juros baixas, a procura por imóveis tende a aumentar e, por este motivo, você deve ficar atento aos valores dos imóveis, que podem ter uma elevação.
Agora que você possui esses dados e os cenários que mostram como a Taxa Selic influencia no mercado mobiliário, você tem o primeiro passo para dar início, caso seja o seu interesse, à busca da sua casa própria.
Lembre-se: Existem outros aspectos que você deve avaliar antes de decidir o seu futuro investimento, aqui você possuí uma ajuda para o seu direcionamento.