Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, é normal que surjam muitas dúvidas e dificuldades em saber se o apartamento é o melhor para o seu perfil. Isso acontece porque nem sempre temos a noção exata de como o imóvel ficará depois de pronto ou se podemos confiar na construtora.
Apesar de haver muitas vantagens em adquirir um apartamento na planta, é preciso tomar alguns cuidados para que o investimento não traga insatisfação no futuro.
Por isso, separamos 4 dicas antes de comprar um imóvel na planta e acertar na escolha. Confira!
As 4 dicas antes de comprar um imóvel na planta
1. Conheça as suas necessidades
Antes de começar a procurar apartamentos, você precisa conhecer suas necessidades, afinal, a compra de um imóvel na planta é uma transação de longo prazo. Esse negócio requer muita análise sobre o que você precisa e a sua realidade financeira agora e nos próximos anos.
Por isso, é fundamental conferir aspectos como:
- Metragem e disposição dos cômodos: considere não apenas o tamanho do apartamento e dos cômodos, mas também se a distribuição dos espaços atende às necessidades dos moradores;
- Localização: observe as vias de acesso ao imóvel, a vizinhança, a infraestrutura do bairro, os serviços disponíveis, a segurança, etc;
- Acabamento: avalie a qualidade dos materiais e o acabamento da unidade desejada e, também, das áreas comuns, como hall de entrada e espaços de lazer;
- Parcelas: saiba qual é o tamanho da prestação que cabe no seu bolso e qual é a necessidade da sua família.
2. Lembre-se dos fatores documentais
Para evitar qualquer irregularidade na documentação, saiba que, antes de vender um imóvel na planta, a incorporadora precisa registrar uma série de documentos. Neles, deve constar, por exemplo:
- O que será construído;
- Materiais utilizados;
- Equipamentos necessários;
- Responsáveis pelo empreendimento;
- Cálculo da área do imóvel;
- Projeto de construção.
Solicite uma cópia do memorial de incorporação, que contém esses documentos, para assegurar que nada esteja fora da lei. Além disso, leia todo o contrato cuidadosamente, conhecendo a fundo todas as informações, condições e cláusulas de compra e venda.
3. Avalie o histórico da construtora
Um imóvel na planta pode gerar certa insegurança por parte do comprador, já que ele não tem certeza de que o apartamento será entregue com a qualidade prometida e na data combinada.
Para evitar uma possível frustração, a dica é pesquisar informações sobre a construtora, como:
- Reputação no mercado;
- Experiência e competência;
- Compromisso de entrega.
Avalie todo o histórico e, se possível, converse com quem já fez negócios com a construtora.
4. Conte com uma consultoria profissional
De fato, é difícil avaliar um imóvel na planta, principalmente se você não tiver experiência nessa área. Por isso, receber um acompanhamento de corretores de imóveis pode ser fundamental para uma decisão mais acertada.
O profissional pode fornecer informações relevantes e mostrar detalhes sobre o imóvel. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e conferir se as informações divulgadas sobre o imóvel estão realmente de acordo com o projeto.
—-
Essas 4 dicas antes de comprar um imóvel na planta são essenciais para que você encontre o apartamento ideal e faça um excelente investimento. Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a equipe Fontana agora mesmo!