Quando chega a hora de trocar de apartamento, tão importante quanto a escolha do novo imóvel é a do bairro para morar. Esse é um fator que faz total diferença no cotidiano e que pode ser determinante para que você tenha uma vida boa e confortável na nova casa.
Mas, afinal, como escolher um bairro para morar que tenha tudo a ver com o seu perfil e o da sua família? Para facilitar essa difícil decisão, mostraremos 3 dicas valiosas!
Acompanhe este artigo e saiba como escolher o melhor lugar para morar na sua cidade. Boa leitura!
3 dicas para escolher o melhor bairro para morar
1. Determine o que é importante para a sua família
O primeiro passo na hora de escolher o bairro para morar é listar as prioridades para você e sua família. Pergunte a si mesmo: do que realmente precisamos e não abrimos mão? As respostas servirão como um norte para que a escolha seja acertada. Por exemplo:
- Se preferem tranquilidade, saberão que um condomínio mais afastado e em região residencial será o ideal;
- Se o lazer e a facilidade de acesso a lojas são quesitos primordiais, então é preferível um bairro central e/ou comercial, com shoppings e bares;
- E se o trânsito for o temor da família, a busca poderá ser direcionada para um bairro mais perto do trabalho e da escola dos filhos.
2. Observe quais serviços o bairro oferece
A acessibilidade aos serviços essenciais é outro fator que deve ser levado em conta. O bairro não necessariamente precisa ser comercial, mas é importante oferecer alguns serviços básicos, como:
- Supermercado;
- Farmácia;
- Hospital;
- Banco;
- Padaria.
Outro ponto importante a observar é se o bairro tem acesso às vias importantes da cidade e se oferece transporte público por perto. Mesmo se você tiver carro, as linhas de ônibus, pontos de táxi e ciclovias podem ser necessárias ou desejáveis em algum momento.
E, além de otimizar o tempo de deslocamento no dia a dia, esses fatores são fundamentais para trazer mais conforto e praticidade, facilitando sua rotina familiar.
3. Avalie os diferenciais do local
Outra importante dica é buscar informações específicas sobre o bairro, como dados oficiais sobre segurança pública; qualidade dos serviços de energia, telefonia e internet; e sobre serviços de água e esgoto.
Você também pode procurar sobre os diferenciais que o bairro oferece. Apartamentos e casas em área nobre, por exemplo, podem garantir mais segurança, sofisticação e requinte aos moradores.
Bairros com localização privilegiada, por sua vez, garantem praticidade, acessibilidade, opções de lazer e qualidade de vida.
Considerando esses fatores, você saberá escolher um bairro para morar que tenha tudo a ver com você e sua família. O importante é considerar as necessidades e os gostos de cada um, avaliando, ao mesmo tempo, as características fundamentais do local.
Você quer mais do que um simples bairro para morar, mas um lugar que tenha a sua cara? Então, continue acompanhando o blog da Fontana e saiba como escolher o imóvel ideal para você e sua família!