Se existe um elemento que valoriza um ambiente, com certeza é o lustre. Geralmente confeccionados nos mínimos detalhes, eles tornam qualquer ambiente mais imponente. A infinidade de opções disponíveis no mercado trazem também muitas dúvidas. Afinal, quem nunca sonhou com uma peça dessa na sala de casa?
Conversamos com a arquiteta Fernanda Piovesan (CAU A112515-0), que alerta para um detalhe muito importante que deve ser considerado durante a instalação de qualquer peça, a altura:
“A altura é relativa, dependendo do ambiente e local da instalação. Por exemplo, acima de uma mesa de jantar a altura ideal é de 90 cm acima da mesa. Se o lustre for colocado em uma sala, a altura contando do chão, fica em 1,70 m”, afirma Fernanda.
Quer algumas ideias de como transmitir essa sensação de sofisticação à sua casa? Confira no artigo a seguir os estilos de lustre que separamos para você!
1. Lustre de cristal
O tradicional lustre de cristal não poderia deixar de ser a primeira opção, quando se trata de beleza e elegância! Afinal, quem nunca sonhou com uma peça dessas na sala de casa? Esse clássico das peças de decoração, exige um certo cuidado quanto à sua proporção no ambiente. A dica é manter o equilíbrio entre o lustre e o restante da decoração.
Um lustre de cristal maior é perfeito para ser instalado em ambientes que tenham uma atmosfera mais leve, como livings e salas de estar. Esse modelo de lustre fica excelente se combinado com uma decoração mais neutra, principalmente naquelas que apostam no uso do vidro nos móveis!
2. Lustre de ferro forjado
Excelente opção para quem não abre mão de uma decoração clássica, essa peça além de ser belíssima, dialoga perfeitamente com outros elementos que você possa ter na decoração. Por ser mais discreto, o lustre de ferro forjado não chama tanto a atenção, nem por isso, é menos sofisticado! Portanto, se você deseja trazer uma atmosfera mais leve ao ambiente, mas sem perder a luxuosidade, aposte neste elemento.
Quer saber qual decoração combina melhor com esse estilo de lustre? A arquiteta Fernanda Piovesan explica melhor:
“O lustre de ferro é uma ótima opção para ambientes rústicos, que exploram o uso da madeira e da pedra. Combinando esses materiais, o resultado é um ambiente de perfeita harmonia! Entretanto, é possível utilizá-lo em ambientes clássicos, pois os modelos de lustres de ferro forjado, com formas mais orgânicas, casam muito bem nesses ambientes”, diz.
3. Plafon de cristal
Geralmente esse tipo de lustre é fabricado na cor prata e é muito utilizado para imprimir uma sensação de modernidade ao ambiente. O charme fica por conta no brilho dos cristais presentes no plafon! A estrutura costuma ser bem semelhante ao lustre de cristal e a principal diferença se dá no caimento, pois os plafons apresentam menos ramificações.
É possível encontrá-lo nos mais variados tamanhos, por isso, essa linda peça se encaixa em qualquer tipo ou tamanho de ambiente! Por contar com superfícies espelhadas, ele cria um ótimo efeito de amplitude onde é instalado. Sua beleza, charme e requinte trarão refinamento ao seu cômodo e a sua casa ficará mais linda e encantadora!
4. Lustre bola cromado
Esse estilo de lustre chama bastante atenção e você pode utilizá-lo, por exemplo, na sala de jantar, dando bastante ênfase a esse ambiente. A altura ideal costuma ser a altura dos olhos, iluminando melhor a mesa e deixando a composição do local mais harmônica!
Segundo Fernanda Piovesan, por ter um acabamento muito versátil, é possível usá-lo também em outros lugares da casa, como na sala, quartos, cozinha (acima da bancada) e até mesmo em ambientes corporativos!
Trazendo um estilo industrial retrô e ao mesmo proporcionando um clima de sofisticação ao ambiente, é possível utilizar vários lustres formando uma única composição.
5. Lustre candelabro
Esse tipo de lustre confere um toque clássico, elegante e refinado ao seu projeto de decoração. Os tradicionais são os lustres candelabros de cristal, porém também é possível achar no mercado uma opção mais econômica, em uma versão acrílica. Ainda existem as versões em vidro, metal ou ferro, dependendo do estilo de decoração que você vai apostar no seu ambiente.
Por ser um elemento que, por si só, chama bastante atenção, é muito importante que você opte por um lustre que seja do tamanho proporcional ao local onde será instalado. Para espaços menores, os lustres candelabros com até cinco braços são suficientes. Podem ser usados em praticamente todos os ambientes da casa, mas normalmente são instalados com maior destaque na sala de estar e na sala de jantar.
Para dar uma atmosfera mais sofisticada ao seu ambiente, aposte em lustres com cores metálicas, como o dourado. O resultado fica espetacular!
Gostou das nossas dicas para deixar a sua casa ainda mais elegante? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das últimas tendências de decoração!