A chegada de um novo membro na família é motivo de muita alegria para o casal e para todas as pessoas que se envolvem neste processo! Diante das inúmeras opções de móveis, papéis de parede e objetos que podem compor um ambiente confortável para o quartinho do bebê, fica difícil escolher e combinar tudo o que mais lhe agrada, não é mesmo?
Pensando nisso, reunimos três estilos de decoração para quartos de bebê que podem se encaixar com tudo o que os futuros papais sempre sonharam!
1. Estilo Montessoriano
O método montessori pode ser mais que um estilo de decoração, pode ser encarado como um estilo de vida! Seguindo este conceito, o quarto pode ser elaborado de forma que a disposição dos móveis estimule a autonomia da criança, desde os primeiros meses de vida.
Esqueça o berço tradicional que você já conhece, pois, as grades e a altura do móvel são totalmente eliminadas! Na adaptação para o estilo montessoriano, o colchão é colocado no chão. Assim como todos os outros móveis que compõem o quartinho.
Dessa forma, o bebê ganha mais liberdade neste espaço. Com os móveis mais baixos, a decoração é preparada de forma que fique no alcance da visão dos pequenos, fazendo com que eles possam executar tarefas sem o auxílio de um adulto, como descer da cama ou pegar um brinquedo na estante. Tudo, é claro, com a maior segurança para o bebê!
Portanto, garanta que os itens ficarão bem baixinhos, oferecendo todo o suporte ergonômico para que ele tenha autonomia sem se machucar. A metodologia também pode ser aplicada em praticamente todas as idades da infância, o que significa um ótimo custo-benefício!
2. Estilo Moderno
Quer um ambiente mais prático, com móveis mais funcionais e com uma decoração que se adapte tanto para meninos quanto para meninas? Então o estilo moderno é o ideal para os papais que desejam montar o quarto sem perder muito tempo.
A decoração moderna é mais democrática e fácil de aplicar, pois, a mobília costuma ser mais básica, sempre dando prioridade a objetos que não só enfeitem, mas tenham uma função prática. Ou seja, o foco é ser funcional e confortável com muito estilo!
Destaque para o uso dos papéis de parede, afinal, com os móveis mais clean, você pode usar toda a sua criatividade nas paredes. É possível utilizar diversas opções de estampas, como geométricas ou um floral mais vivo e colorido. A cor é um ótimo elemento para trazer mais vida e deixar o astral do quartinho lá em cima, portanto, abuse delas também nos enxovais. Faça uso das texturas e das estampas de listras e poá, o resultado é lindo!
Outra vantagem do uso de móveis discretos, se dá pelo fato que, a decoração se torna mais adaptável ao gosto dos futuros papais. A qualquer momento é possível dar uma cara nova à decoração, tornando-a mais neutra ou adicionando objetos mais coloridos, que darão um charme a mais nesse cantinho tão especial da casa!
3. Estilo Clássico
Diferente dos outros dois estilos mostrados anteriormente, o clássico passa bem longe da neutralidade. Os móveis e objetos usados são cheios de detalhes, com curvas e ornamentações.
O uso de cores quentes, que trazem a sensação de conforto e aconchego, também são características marcantes da decoração clássica. Normalmente as cores que mais ganham destaque são, o bege, rosa, azul, verde e o dourado.
Um certo exagero pode combinar muito bem com o quartinho. Portanto, abuse sem medo dos quadros nas paredes, brincando com molduras, tapetes, cortinas e almofadas. Assim como no estilo moderno, os bordados também são muito bem-vindos! E lembre-se: o estilo clássico é atemporal!
Gostou de conferir estes três estilos marcantes de decoração para o quartinho do bebê? A Fontana segue dando dicas incríveis para todos os momentos da sua vida! E se você está pensando em ampliar a família, que tal conferir as nossas opções de imóveis amplos e funcionais? Veja tudo no nosso catálogo!