Está na hora de trocar de imóvel e então você pensa: por que não comprar um apartamento na praia? Esse é o sonho de muitas pessoas! Seja de quem gosta de passar as férias no litoral ou de quem já mora em uma cidade praiana e deseja ficar ainda mais perto do mar.
Um imóvel na praia é uma excelente oportunidade para reunir amigos e parentes para momentos de lazer, sem perder a praticidade e o conforto de estar à beira-mar.
E, para você conseguir realizar esse sonho sem incomodações e surpresas desagradáveis, separamos 4 dicas que irão lhe ajudar a fazer a melhor escolha e um ótimo investimento!
4 dicas para você fazer a melhor escolha antes de comprar um apartamento na praia
1. Identifique seu objetivo com a casa na praia
Em primeiro lugar, é preciso avaliar qual é o seu objetivo com um imóvel na praia. Identifique, por exemplo, se você quer morar em um local mais agitado ou mais tranquilo, ou ainda, se deseja alugar para outras pessoas ao invés de fixar moradia.
Isso ajudará a definir o tipo de apartamento que mais encaixa no seu perfil e no da sua família, garantindo, assim, que suas necessidades sejam atendidas após comprar o imóvel.
2. Encontre o local mais adequado para você
Outro importante fator para fazer a melhor escolha ao comprar um apartamento na praia é o local. A dica aqui é conciliar o lugar com o estilo de vida da sua família.
Se vocês recebem familiares de fora, costumam dar grandes festas para os amigos ou gostam de se exercitar ao ar livre, um apartamento à beira-mar pode ser uma ótima escolha. Além de uma vista direto para o oceano, você terá a comodidade e os lazeres perto de você.
Já se a ideia é ter mais sossego ou até mesmo oferecer festas mais privativas, um condomínio fechado na praia pode ser uma opção mais tranquila e segura. Sem contar com as vantagens dos atrativos do prédio, como academia, piscina e áreas de lazer.
3. Considere o imóvel na praia um investimento
Na hora de comprar um apartamento na praia, é preciso considerar todos os custos envolvidos. Além do valor do imóvel, devem entrar na conta o condomínio, o IPTU e as despesas com a documentação da compra.
Além disso, uma dica é considerar o imóvel como uma forma de investimento, visto que ele provavelmente irá valorizar futuramente. Isso pode render bons lucros com aluguéis em altas temporadas para turistas ou, até mesmo, para moradores do litoral que não têm interesse ou disponibilidade financeira para comprar um apartamento e, por isso, buscam o aluguel regular para residir na cidade.
4. Faça visitas antes de comprar o apartamento na praia
Por fim, mas não menos importante, a dica é: visite o apartamento antes da compra. Isso é fundamental para conhecer não apenas o imóvel, mas também a movimentação do lugar e os serviços da redondeza, como mercados, restaurantes, hospitais, etc.
A dica é fazer várias visitas em épocas diferentes do ano e com a ajuda de especialistas, como corretores de imóveis, que conhecem bem a região e podem lhe ajudar a entender como funciona o mercado de imóveis na praia.
Assim, além de inspecionar as condições do apartamento — como infiltrações, infestação de cupim e outros problemas decorrentes da maresia —, você também conhece a vizinhança, os serviços e as facilidades no bairro, além de comparar preços de mercado.
Você minimiza muito as surpresas desagradáveis e incomodações se buscar informações e pesquisar bem antes de comprar um apartamento na praia.
Se quiser outras dicas como essas para adquirir o imóvel certo para você, acompanhe o nosso blog e realize o investimento dos seus sonhos!